Quando os problemas de saúde de uma criança causam incapacidades físicas, seus pais podem considerá-lo em uma escola para deficientes físicos. Embora os distritos escolares tradicionais forneçam tantos serviços quanto possível para esses alunos, alguns alunos podem se beneficiar de uma experiência de aprendizado mais especializada.
Escolas para deficientes físicos oferecem serviços educacionais e de saúde para alunos com deficiência. deficiências físicas. Uma deficiência física poderia incluir, mas não se limita a, problemas visuais, auditivos, de mobilidade, de fala ou de manipulação.
Um estudo do UNICEF de 1998 descobriu que a maioria das escolas tradicionais carece de instalações e serviços especiais para fornecer as necessidades educacionais e de saúde dos alunos com deficiência física. O estudo também descobriu que 89% das escolas alegaram não ter critérios de admissão para alunos com deficiências.
Benefícios
De acordo com o Guia de Escolas para Deficientes, escolas para deficientes físicos podem fornecer ajuda especializada para aqueles com condições mais desafiadoras, ou aqueles que também podem ter dificuldades sensoriais ou cognitivas. Além disso, os professores de uma escola para deficientes físicos têm conhecimento especializado e podem adaptar a experiência educacional do aluno às suas necessidades. Essas escolas também têm outras pessoas, como psicólogos e médicos, que fazem parte do cuidado do aluno.
Escolas para deficientes físicos têm mais probabilidade do que as escolas tradicionais de ter as mais recentes tecnologias e equipamentos para ajudar os alunos. . Algumas escolas até têm instalações residenciais. O embarque na escola pode incentivar a independência e a confiança, de acordo com o Guia de Escolas para Deficientes.
Elegibilidade
Para frequentar uma escola para deficientes físicos, os alunos devem ter uma indicação do distrito escolar. O encaminhamento verifica se a criança com deficiências físicas não pode receber serviços adequados em sua escola pública local. A Escola de Montana para Surdos e Cegos, por exemplo, exige documentação do histórico médico e educacional da criança. Depois de receber essas informações, as escolas revisam o arquivo da criança para ver se ele é elegível para os serviços.
Considerações
Os distritos escolares são incentivados a integrar os alunos com deficiências físicas e cognitivas. O mainstreaming permite que crianças com necessidades especiais permaneçam como parte de um ambiente educacional típico. As escolas fazem adaptações para permitir que os alunos estejam em salas de aula tradicionais. Por exemplo, uma escola pode instalar um elevador se tiver um aluno que usa uma cadeira de rodas.