casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Como ensinar a criança com deficiência visual

Crianças com deficiências visuais podem ser cegas legalmente ou ter baixa visão e, portanto, podem precisar de assistência para aprender em sala de aula. O nível de apoio necessário varia dependendo da natureza e do grau de perda da visão. Embora a maioria das crianças com deficiências visuais possa atuar na sala de aula convencional, há etapas que os professores podem adotar para facilitar o aprendizado. O Conselho Americano dos Cegos ressalta que, com as ferramentas de ensino adequadas e o acesso a um ambiente de aprendizado eficaz, uma criança deficiente visual pode receber uma educação gratificante.

Construa um relacionamento com a criança a partir do começar. Entenda a extensão da perda da visão da criança. Um aluno pode ter baixa visão ou talvez ser parcialmente cego e, portanto, pode precisar de diferentes recursos de aprendizagem do que seus correspondentes. Saber em que idade um aluno começou a ter problemas com sua visão pode dar ao professor uma ideia melhor de quanta memória visual uma criança pode ter.

Descreva a sala de aula para a criança e ajude ela ganha uma sensação de posição espacial. Dê-lhe tempo para se orientar na sala de aula. Use meios táteis para familiarizá-la com o layout da sala e do equipamento de ensino, bem como onde encontrar suprimentos. Não mova móveis, equipamentos ou materiais de suas posições normais, a menos que você informe a criança de quaisquer alterações.

Assente a criança perto da frente da sala de aula e longe das janelas e outras fontes de luz gritante. Os professores não devem ficar de costas para uma janela, pois isso pode criar uma silhueta difícil de ser vista por uma criança deficiente visual. Faça uso de contraste e cor para denotar diferentes áreas na sala de aula.

Chame a aluna pelo nome para chamar sua atenção na sala de aula. Sempre fale com a classe em geral sempre que entrar ou sair da sala.

Peça às crianças que usem seus óculos na sala de aula. As crianças mais novas, em particular, podem precisar de ajuda ao desenvolver o hábito de usar óculos.

Forneça livros didáticos, apostilas e outras tarefas impressas em grandes impressos em negrito ou em braile. Encomende equipamentos instrutivos e outros dispositivos para baixa visão, como quadros brancos eletrônicos, leitores de tela audíveis e livros com ilustrações táteis, que o aluno pode usar para aprender.

Leia as instruções escritas e outras informações em voz alta quando necessário. Dê todas as atribuições oralmente. Preste muita atenção aos detalhes ao descrever qualquer coisa associada à lição. Informe o aluno antecipadamente se você planeja usar um vídeo em uma aula. Peça a um dos outros alunos que assista ao vídeo com o aluno deficiente visual para descrever qualquer aspecto visual.

Explique detalhadamente quaisquer atividades de aprendizagem visual. Abster-se de usar gestos e evitar o uso de termos vagos ao falar. Use palavras descritivas em quaisquer explicações. Soletre novas palavras ou termos técnicos. Tente dar ao aluno um exemplo táctil em primeira mão sempre que possível.

, , ] ]