Para um adolescente com flutuações hormonais típicas, inseguranças e novas experiências de vida, mostrar contenção em todos os momentos representa um desafio. A raiva muitas vezes cria sentimentos que resultam em explosões violentas. Outros exemplos de perda de autocontrole incluem excessos, uso de drogas ilícitas, consumo de álcool e atividade sexual. A capacidade de um adolescente de exercer autocontrole em situações difíceis irá ajudá-lo a evitar comportamentos autodestrutivos e a evitar problemas.
Identificar gatilhos e sinais
De acordo com o Centro de Aconselhamento da Universidade de Massachusetts Lowell, um adolescente prestes a perder o controle pode exibir sinais de alerta físicos provocados por um gatilho. Algo tão simples quanto o tom de voz de alguém, ou sentir-se desrespeitado, pode desencadear emoções negativas. As reações físicas aos gatilhos podem incluir punhos cerrados, uma mandíbula cerrada e as palmas das mãos suadas. Adolescentes e seus cuidadores devem aprender a reconhecer os sinais e desencadeantes de uma perda iminente de autocontrole para ajudar a desarmar situações potencialmente perigosas antes que elas se intensifiquem. - De acordo com a Associação Americana de Psicologia, a reestruturação cognitiva significa mudar a maneira como você pensa. Um adolescente irritado tem uma tendência a exagerar seus pensamentos e tornar-se excessivamente dramático sobre questões aparentemente pequenas. Ficar com raiva e perder o controle pode realmente fazer você se sentir pior. Substituindo pensamentos negativos inflados por pensamentos mais racionais, os adolescentes podem manter o autocontrole. Por exemplo, em vez de usar palavras como "terrível" ou "terrível" para descrever uma situação, diga a si mesmo que é frustrante, mas não o fim do mundo.
Comportamento assertivo
Aprendendo comportamentos assertivos, comportamento não agressivo, pode ajudar um adolescente a alcançar resultados positivos quando confrontado com situações que o fazem perder o controle. De acordo com o Centro de Aconselhamento da Universidade de Massachusetts Lowell, "Comportamento assertivo envolve defender os direitos pessoais e expressar-se de forma direta que não violem os direitos de outra pessoa". Um adolescente assertivo usa "eu" declarações, assume a responsabilidade por seus próprios sentimentos e evita exagerar com palavras como "nunca" e "sempre".
Artes Marciais - Treinamento de artes marciais fornece um modelo clássico para a criação de auto -estima, autodisciplina e autocontrole em adolescentes. As artes marciais asiáticas concentram-se no respeito, tradição e força mental. De acordo com o Hapkido da Universidade Estadual de Iowa, você precisa de autocontrole físico para se proteger e aos outros na vida e na prática, e mentalmente para ajudá-lo a interagir com as pessoas no dia-a-dia. Respiração Profunda
Segundo a Associação Americana de Psicologia, as ferramentas de relaxamento, como a respiração profunda e a visualização, podem ajudar a acalmar os sentimentos de raiva. Um adolescente pode aprender a respirar profundamente, pelo diafragma, não pelo peito. Em um momento de tranquilidade, ensine um adolescente com problemas de autocontrole a visualizar as emoções negativas que saem de seu corpo cada vez que ela exala, ou imagine uma experiência relaxante de seu passado ou imaginação. Incentive-a a praticar a respiração profunda diariamente. A APA também recomenda a prática diária de yoga. Com a prática, a respiração profunda assumirá antes que uma situação negativa tenha tempo de aumentar.