A auto-estima pode dar aos adolescentes a capacidade de resistir à pressão dos colegas, lidar com a incerteza, enfrentar novas atividades e lidar com as decepções, de acordo com o Programa Building Strong Families da University of Missouri Extension. Descubra maneiras de desenvolver a autoestima de seu filho adolescente para produzir uma perspectiva positiva e a confiança para se tornar um adulto independente.
Mostrar Respeito
Incutir um senso de autoestima em seu filho adolescente mostrando respeito quando você se dirige a ele. Ouça os medos e preocupações de seu filho sem rejeitá-los como angústia infantil. Dê ao seu filho adolescente uma voz na tomada de decisão da família para mostrar que você valoriza os sentimentos e as opiniões dele.
Defina um exemplo -
Os adolescentes podem descobrir o que é gostar de ter um senso de auto saudável -vale seguindo um modelo de papel. De acordo com a Kids Health da Nemours, você deve estar consciente de suas atitudes e ações, especialmente quando o adolescente está por perto. Dê um bom exemplo abordando problemas com uma perspectiva positiva, afirmando-se educadamente em público e demonstrando autoconfiança. Seu adolescente pode desenvolver baixa auto-estima se ela consistentemente vê membros da família pessimistas que duvidam de suas habilidades e reagem a contratempos pessoais e profissionais com negatividade.
Incentive as atividades -
Permita que seu adolescente construa a autoestima participando em atividades extracurriculares. De acordo com o Programa Construindo Famílias Fortes, passatempos como esportes não apenas ensinam seu filho a trabalhar diligentemente para alcançar objetivos, mas também fornecem um senso de identidade. Fazer parte de uma equipe também pode proporcionar camaradagem e aumentar a auto-estima dos adolescentes, pois os colegas de equipe trabalham juntos para um objetivo comum. Incentive seu filho adolescente a participar de competições e concursos para aumentar sua resiliência à medida que aprende a enfrentar o sucesso com gratidão e fracasso com otimismo.
Crie afirmações
Dê ao seu filho uma dose de auto-estima preenchendo um frasco com pedaços de papel com afirmações positivas. Ajude seu filho a escrever notas positivas que revelem suas realizações, pontos fortes e traços de personalidade admiráveis. Incentive seu filho adolescente a pedir uma nota todos os dias para ler uma declaração como "Minha mãe me ama por quem eu sou" &“ trabalhei duro para obter melhores notas este ano ” ou "Eu faço meu cachorro feliz por alimentá-lo e passear com ele ” para ajudá-la a sorrir enquanto ela enfrenta o dia.
Procure ajuda
Se o seu adolescente tem uma extrema falta de auto-estima que gera severa auto-dúvida, depressão ou menções de suicídio, procure ajuda de um mental profissional de saúde ou médico, de acordo com o Departamento de Educação dos EUA. O profissional pode ser capaz de descobrir causas mais profundas para os sentimentos de baixa auto-estima ou sugerir medicação ou um plano de tratamento para tratar dos sintomas.