A maioria de nós gostaria de obter as sete a nove horas recomendadas de sono por noite, todos os dias da semana. Mas as circunstâncias da vida muitas vezes atrapalham nosso amado sono - especialmente de segunda a sexta-feira. E embora não seja divertido andar como um zumbi total, não dormir o suficiente pode afetar seriamente sua saúde e está ligado a várias doenças graves. Uma série de estudos até afirmam que ele pode realmente cortar anos de sua expectativa de vida.
Durante anos, os cientistas do sono têm defendido a importância de padrões regulares de sono - negando o conceito de compensar o sono perdido nos finais de semana. No entanto, um novo estudo está questionando isso. Pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Estresse da Universidade de Estocolmo afirmam que os danos causados pela falta de sono durante a semana podem ser revertidos apenas com algumas horas extras de sono no sábado e no domingo. Como se você precisasse de outra desculpa para dormir no fim de semana!
"Os resultados implicam que o sono curto (dia da semana) não é um fator de risco para mortalidade se for combinado com um sono de fim de semana médio ou longo". pesquisadores, liderados pelo diretor do Stress Research Institute da Universidade de Estocolmo, Torbjorn Akerstedt, explicaram. Em vez disso, é a média de horas que você recebe por semana que faz a maior diferença (de acordo com a National Sleep Foundation, os adultos precisam, em média, de sete a nove horas de sono por noite - de 49 a 63 horas por semana).
No estudo, publicado no Journal of Sleep Research, foram analisados dados de mais de 43.000 adultos coletados na Suécia em 1997, com pesquisadores verificando o registro nacional de óbitos para monitorar o que aconteceu com cada um dos próximos 13 anos. Eles descobriram que os adultos com menos de 65 anos que tinham apenas cinco horas ou menos de sono por noite estavam em maior risco de morte prematura do que aqueles que acumulavam seis ou sete horas. No entanto, aqueles que não tinham sono, mas compensavam a falta de sono nos fins de semana, não aumentavam o risco de mortalidade comparados àqueles que dormiam seis ou sete horas por dia durante toda a semana.
Enquanto dormir o suficiente é importante Não se confunda: os pesquisadores descobriram que as pessoas que dormem demais - oito horas ou mais todos os dias - tiveram uma taxa de mortalidade 25% maior em comparação com aquelas que têm em média seis ou sete anos. Esta informação é consistente com estudos anteriores, que descobriram dormir demais pode aumentar a chance de morte precoce devido a doenças cardiovasculares.
Ainda assim, muitos especialistas enfatizam a importância de obter uma regular, consistente seis a sete horas de sono por "Então, se isso for possível, durma. Mas se isso não for possível - porque, você sabe, a vida acontece - certifique-se de usar este estudo como uma desculpa para dormir no próximo sábado!
O que você acha?
Quanto sono você ganha durante a semana versus o fim de semana? Qual é a sua média de sono por semana? As descobertas deste estudo irão motivá-lo a mudar seus hábitos de sono?