A maioria das mulheres tem a maior dificuldade em dormir durante o terceiro trimestre de gravidez. Mudanças físicas e químicas em seu corpo levam ao desconforto à noite, tornando o sono passageiro. Muitas vezes você pode reduzir esses desconfortos, mas provavelmente não os eliminará completamente. Peça conselhos ao seu médico se a sua perda de sono se tornar demasiado grave.
Desconforto e padrões de sono em geral
À medida que o bebé cresce e o seu estômago aumenta de tamanho, o número de posições que pode confortavelmente mudar o sono diminui, mas seu corpo provavelmente ainda tentará se mover para essas posições de qualquer maneira. Quando você se transforma na posição errada, o peso adicional coloca pressão em seus órgãos e faz com que você acorde. Para a maioria das mulheres, isso acontece a cada poucas horas durante o terceiro trimestre. Como resultado, cair em sono profundo raramente acontece.
Problemas de bexiga
Independentemente da posição em que você dorme, seu bebê em crescimento vai colocar pressão sobre sua bexiga, levando você a acordar para viagens de banheiro com mais frequência. do que antes. O BabyCenter recomenda reduzir a quantidade de líquidos que você consome no final da tarde e à noite para ajudar a reduzir essa necessidade. Obtenha a maior parte de sua hidratação pela manhã e início da tarde. Você também deve esvaziar sua bexiga completamente durante cada viagem do banheiro.
Cãibras nas Pernas e Pernas Inquietas -
A pressão sobre as pernas de carregar o bebê durante o dia pode causar cãibras nas pernas e síndrome das pernas inquietas durante a noite . Tome um banho morno para ajudar a relaxar suas pernas antes de dormir. KidsHealth recomenda pressionar os pés contra a parede ou levantar-se se você tiver uma cãibra nas pernas no meio da noite. O cálcio também ajuda a reduzir cãibras; e ferro, magnésio e vitamina B12 podem ajudar a reduzir as pernas inquietas. As alterações hormonais que acompanham a gravidez muitas vezes causam o aumento da azia, que pode despertá-lo durante a noite. Evite bebidas gaseificadas, chocolate, alimentos ácidos, alimentos condimentados, alimentos gordurosos e outros gatilhos de azia para reduzir os sintomas. Eleve a cabeça e o peito durante o sono para manter os ácidos do estômago no estômago. Se necessário, converse com seu médico sobre a recomendação de um antiácido seguro. Ansiedade
Ansiedade durante a gravidez é normal, mas algumas mulheres encontram-se perdendo o sono sobre suas preocupações relacionadas com o bebê. Reduza a ansiedade inscrevendo-se em uma turma parental ou grupo de apoio. Evite ler muita informação on-line, especialmente antes de dormir, e use apenas fontes on-line para responder a perguntas imediatas. Caso contrário, você pode experimentar sobrecarga de informação e se estressar mais.
Dicas adicionais
A Cleveland Clinic recomenda o uso de travesseiros para apoiar o estômago e as costas. Colocar um travesseiro entre as pernas é especialmente útil para apoiar a parte inferior das costas e ajudar a mantê-lo dormindo de lado - uma posição de dormir mais confortável do que as costas durante o terceiro trimestre. A KidsHealth também recomenda fazer cochilos de meia hora ou hora durante o dia para compensar sua falta de sono à noite. Dormir em uma poltrona reclinável pode ajudar a reduzir a pressão.