Os pais costumam ir a extremos para garantir que seus pequeninos sejam levados para a cama cedo. A sabedoria convencional sustenta que uma hora de dormir antecipada abre o caminho para uma boa noite de sono, o que, por sua vez, é essencial para o desenvolvimento saudável da infância. Como se vê, os pais fariam bem em seguir seus próprios conselhos à luz da crescente evidência científica de que uma hora de dormir adiantada oferece benefícios significativos para a saúde tanto para jovens quanto para idosos.
Ritmos Circadianos e Hora de Dormir
O Instituto Nacional de General Medical Sciences descreve os ritmos circadianos como um ciclo de 24 horas de mudanças comportamentais, mentais e físicas que respondem “principalmente à luz e escuridão no ambiente de um organismo”. Os ritmos circadianos desempenham um papel fundamental na determinação dos padrões de sono humano, levando o corpo a secretam melatonina indutora do sono quando escurece e suspendem a produção de melatonina quando acende luz. A falha em responder naturalmente aos ritmos circadianos de seu corpo - às vezes inevitáveis por causa do trabalho noturno ou viagens internacionais - pode ter consequências negativas para a saúde, de acordo com um estudo publicado na edição de maio de 2008 do "Journal of Circadian Rhythms". A equipe de profissionais psiquiátricos norte-americanos liderada por James E. Gangwisch, Ph.D., conduziu um estudo em larga escala para avaliar o impacto da hora de dormir imposta pelos pais sobre a incidência de depressão. e ideação suicida entre adolescentes. A pesquisa da equipe cobriu mais de 15.500 adolescentes do 7º ao 12º ano. Em uma edição de 2010 do programa “Sleep”, pesquisadores relataram que os adolescentes com meia-noite ou mais tarde eram 24 por cento mais propensos a depressão e 20 por cento mais propensos a depressão. considerar suicídio do que adolescentes com parental set bedtime de 10 pm Ou mais cedo. Pesquisadores concluíram que uma hora de dormir mais cedo geralmente prolonga a duração total do sono e, portanto, protege contra transtornos do humor em adolescentes.
Efeito no peso e nível de atividade - Pesquisadores da Universidade da Austrália do Sul avaliaram os efeitos da hora de dormir e do sono sobre o peso e o status de atividade dos adolescentes. Eles dividiram um grupo de estudo de 2.200 pessoas entre 9 e 17 anos de todas as partes da Austrália em quatro segmentos baseados nos padrões de sono-vigília: leito precoce /precoce, leito precoce /tardio, leito tardio /ascensão precoce e late-bed /late-rise. Nas descobertas publicadas em uma edição de 2011 do programa “Sleep”, a equipe relatou que os adolescentes no grupo de early-early /early-rise demonstraram níveis mais altos de atividade e eram menos propensos a serem obesos do que aqueles em todos os outros grupos de estudo. Saúde do Coração - Pesquisadores da Clínica de Saúde Misao, em Gifu, Japão, conduziram um estudo de longo prazo sobre os hábitos de sono de 251 trabalhadores saudáveis do sexo masculino, todos com menos de 61 anos, de acordo com um relatório da ABC News. Ao apresentar as descobertas do estudo em uma reunião do Colégio Americano de Cardiologia em 2009, o Dr. Yu Misao explicou que os sujeitos da pesquisa foram divididos em três grupos com base no número de horas que dormiam a cada noite: menos de seis horas, seis a sete horas, e sete horas ou mais. Pesquisadores descobriram que homens que consistentemente iam para a cama antes da meia-noite tinham artérias coronárias mais saudáveis do que corujas noturnas que não iam para a cama até meia-noite ou mais tarde. Essas descobertas são verdadeiras, independentemente do número total de horas que os homens dormiram.