O envolvimento dos pais nos esportes das crianças pode ter influências positivas e negativas. Treinadores e funcionários geralmente querem que os pais se envolvam no sucesso de um atleta, mas se um pai é uma má influência ou até mesmo um abuso para essa criança, isso pode se tornar uma experiência negativa para todas as partes envolvidas. O tipo errado de apoio pode transformar um atleta aluno em um esportista pobre, causar uma perda de confiança e até mesmo causar uma sensação de direito que pode infectar o resto da equipe.
Demasiado suporte -
Um artigo A Associação de Atividades do Ensino Secundário de Dakota do Sul ressalta que, nas gerações passadas de atletas estudantis, as crianças eram incentivadas a jogar partidas em separado dos pais e dos treinadores. Esses jogos incentivaram as crianças a empregar habilidades de resolução de problemas em conjunto. Os atletas modernos costumam ter pais excessivamente zelosos, que estão ansiosos demais para defender o caso de seus filhos para um treinador ou funcionário, tornando a criança complacente e incapaz de resolver os problemas por conta própria. Apesar de ser solidário é geralmente uma faceta positiva do envolvimento dos pais, sendo muito favorável poderia resultar em um atleta criança se sentindo com direito.
Motivação e Pressão Review
Se a mãe de uma criança era um jogador de futebol estrela em sua juventude, as chances ela incentivará seu filho a praticar o mesmo esporte? Quando a criança está interessada no esporte, esse encorajamento é uma experiência positiva. Quando uma criança não está interessada, esse "apoio" logo se transforma em pressão indesejada. A pressão pode muitas vezes fazer com que uma criança se sinta forçada a brincar e a se divertir para satisfazer seus pais, removendo um dos principais componentes de uma experiência positiva no esporte: diversão.
Confiança
O nível de confiança da criança é resultado um equilíbrio delicado de habilidade, apoio e auto-estima. Quando os pais são excessivamente críticos em relação ao desempenho de uma criança, essa confiança pode ser quebrada sob a ameaça de pressão. Um estudo publicado em uma edição de 2009 do "Ansiedade, Stress &Coping: An International Journal" descobriu que as meninas especialmente eram propensas a ansiedade sobre o desempenho nos esportes. Os pais que criticam os bastidores e oferecem comentários críticos, em vez de palavras encorajadoras, podem achar que seus atletas sofrem de ansiedade de desempenho e baixa confiança nos esportes e em outras áreas de suas vidas.
Quando se trata de esportividade hábitos, a influência de um pai pode ser refletida na forma como um atleta trata seus pares. Se o pai atrapalha os jogadores adversários e desrespeita os oficiais e treinadores, ensina a seus filhos que é um comportamento aceitável. A equipe de treinamento pode achar difícil disciplinar uma criança atleta por falta de espírito esportivo quando fica claro que o pai ou a mãe é uma influência negativa nos hábitos da criança.