O período de vida entre a infância e a idade adulta é a adolescência. Este período começa com o início da maturidade sexual e termina sendo um adulto independente, de acordo com um artigo de Russell Viner e Deborah Christie na edição de 5 de fevereiro de 2005 do "British Medical Journal". Nos países ocidentais, esse período geralmente corresponde à adolescência. Muitos problemas de desenvolvimento ocorrem durante o percurso de um adolescente para a idade adulta.
Desenvolvimento Físico
A adolescência começa com a puberdade. Durante a puberdade, os órgãos reprodutivos e a genitália externa se desenvolvem, bem como os aspectos não reprodutivos, como quadris e seios nas meninas, e uma voz mais profunda e pêlos faciais nos meninos. Uma onda de hormônios inicia a puberdade por volta dos 11 anos em meninas e 13 anos em meninos. A puberdade começa com o desenvolvimento das mamas e um surto de crescimento nas meninas e o aumento testicular nos meninos. Os meninos adolescentes geralmente experimentam um surto de crescimento mais tarde, começando por volta dos 14 anos. Os marcos da puberdade são o primeiro período menstrual para as meninas e a primeira ejaculação para os meninos. Preocupações comuns entre adolescentes são puberdade atrasada e baixa estatura, o que é uma preocupação especial entre os meninos, segundo o Dr. Viner e o Dr. Christie. Outra área de desenvolvimento físico está no cérebro, especialmente no lobo frontal, que é a área de controle de impulsos, julgamento e capacidade de planejar. O lobo frontal se desenvolve durante a adolescência e início dos 20 anos. Um lope frontal não desenvolvido ajuda a explicar impulsividade, comportamentos de risco e mau humor entre adolescentes.
Desenvolvimento cognitivo
A capacidade de pensar abstratamente começa a se desenvolver no início da adolescência. O raciocínio abstrato permite pensar no futuro e ver múltiplos resultados. No início da adolescência, o pensamento pode ser mais concreto até que o pensamento abstrato se desenvolva mais plenamente. Mais tarde, na adolescência, a capacidade de raciocinar através do pensamento abstrato permite que os adolescentes detectem inconsistências e hipocrisia, o que pode levar a discussões com outros.
Desenvolvimento social
A adolescência é um período de separação dos pais com o objetivo de ser um adulto independente. Durante esse período, as discussões entre adolescentes e pais podem se tornar mais intensas. A adolescência é geralmente marcada com menos influência dos pais e maior influência dos pares. Assim, as informações fornecidas pelos pais podem ser desconsideradas.
Segundo o teórico do desenvolvimento, Erik Erikson, os adolescentes tipicamente buscam suas identidades. Os adolescentes geralmente experimentam identidades diferentes, como experimentar diferentes estilos de roupas ou agir de um jeito com os amigos e de outra maneira em casa. Essa confusão de papéis geralmente é resolvida pela formação de uma única identidade, mas alguns nunca parecem se encontrar. Alguns adolescentes não passam por essa confusão de papéis, pois adotam os padrões e valores dos pais. Enquanto resolvem quem são, os adolescentes geralmente definem os outros em relação a si mesmos. Os adolescentes podem ter dificuldade em perceber como seus comportamentos afetam a si mesmos ou aos outros. Assim, os adolescentes geralmente acreditam que são invulneráveis a qualquer coisa ruim que aconteça com eles, o que pode levar a comportamentos de risco. Muitos também acreditam que outros, especialmente os pais, não conseguem entender o que estão passando.