casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Por que os adolescentes são mais propensos a contrair doenças sexualmente transmissíveis?

As doenças sexualmente transmissíveis, ou DSTs, são mais comuns em adolescentes e adultos jovens. Na verdade, dois terços de todas as DSTs ocorrem em pessoas com menos de 25 anos. As pessoas contraem DSTs através do contato pele a pele da relação sexual ou do sexo oral. Os efeitos de certos podem durar a vida toda. É crucial que você saiba por que os adolescentes estão em risco e o que você pode fazer para garantir que seu filho tome as precauções necessárias para se proteger quando se tornar sexualmente ativo.

Falta de Educação | Por que os adolescentes são mais propensos a DSTs é a falta de educação. Quando os pais ou professores não ensinam aos adolescentes o que é uma DST e que danos podem causar, eles podem não entender por que o sexo desprotegido é tão perigoso. Muitos pais têm vergonha de conversar com seus filhos adolescentes sobre sexo e outros pais não querem pensar que seus filhos sejam sexualmente ativos. Frequentemente, as escolas também não têm fundos suficientes para oferecer educação abrangente em saúde sexual. Quando os pais e as escolas não ensinam os adolescentes sobre sexo, os adolescentes não têm a chance de aprender mais sobre as DSTs, e também como evitá-los.

Constrangimento

Meninas adolescentes podem ser mais propensas a DSTs porque eles não se sentem à vontade para pedir ao parceiro que use preservativo. Meninos adolescentes podem não querer admitir que carregam preservativos com eles porque podem enviar a mensagem de que estão fazendo sexo com mais de um parceiro. Para salvar a cara, muitos adolescentes vão pular essa conversa e fazer sexo desprotegido. Se o sexo não for planejado, os adolescentes também podem ter vergonha de parar no calor do momento para conversar com o parceiro sobre a proteção.

Parceiros múltiplos

Os adolescentes têm mais chances de ter múltiplos parceiros sexuais, de acordo com KidsHealth. Um fator é que muitos adolescentes começam a ter relações sexuais em tenra idade, o que pode aumentar o número de parceiros que eles têm durante a adolescência. Quanto mais parceiros um adolescente tiver maior risco de contrair uma DST de um desses parceiros. Na verdade, um adolescente pode contrair mais de uma DST por vez, e isso é mais provável quando um adolescente faz sexo ou sexo oral com mais de um parceiro por vez. Os adolescentes precisam entender que os preservativos são a única maneira de evitar a disseminação de doenças sexualmente transmissíveis, e se o adolescente é sexualmente ativo, ela precisa usar um de cada vez que fizer sexo.

Drogas e Álcool -

Drogas e álcool também influenciam os hábitos sexuais dos adolescentes. Quando um adolescente está ingerindo álcool ou ingerindo drogas, seu julgamento nem sempre é o que deveria ser, de acordo com a Campanha Nacional para Prevenção da Gravidez na Adolescência e na Gravidez Não Planejada. Se o sexo estiver envolvido, é menos provável que ele se lembre de um preservativo ou tenha autoconfiança para parar antes que seja tarde demais. Tomar drogas e álcool também aumenta o risco de os adolescentes fazerem sexo com alguém que normalmente não teriam ou com alguém que não conhecem. , , ] ]