Rotular pessoas
Para uma atividade que aborda os rótulos que os adolescentes dão um ao outro, coloque um monte de rótulos comuns dados para as crianças no ensino médio e secundário, incluindo "nerd", "mudo jock", "esnobe", "solitário", "popular" e "ruim". Peça aos adolescentes que escrevam um adjetivo que eles associam a esse rótulo embaixo de cada um. Discuta com os adolescentes como as gravadoras muitas vezes assumem incorretamente as coisas sobre as pessoas e colocam limites nelas. Não poderia um "atleta" também obter uma reta? E se o solitário fosse simplesmente uma nova garota tentando fazer amigos? Você também pode pedir aos adolescentes que escrevam sobre um rótulo que eles acham que não combina com eles. Avise-os escrevendo "As pessoas pensam que estou ..." em um lado de uma folha de papel e escreva: "Mas se eles realmente me conhecessem ..." do outro.
Estereótipos de gênero |
Mostre aos adolescentes cartazes de filmes de filmes populares de contos de fadas animados e versões modernas e discuta os estereótipos da mulher pobre, donzela em perigo que precisa ser resgatada e cuidada, e o príncipe de armadura cavaleiro-brilhante que salva o dia. Fale sobre como esses estereótipos continuam sendo um estereótipo proeminente e como isso afeta o progresso das mulheres. Junte os adolescentes e atribua a eles um conto de fadas para recriar de maneira totalmente neutra em relação ao gênero, sem estereótipos de gênero, e depois apresente-os ao grupo. Você também pode fazer com que os adolescentes escrevam e leiam em voz alta um parágrafo sobre o que eles acham que seria o sexo oposto, depois discutem os equívocos que garotas e garotos têm sobre o outro.
Estereótipos Racionais -
Promessa de Aceitação -
Desafie os adolescentes a fazerem um novo amigo com alguém que eles nunca teria pensado em ser amigo antes baseado em rótulos ou estereótipos. Escreva um compromisso de aceitação para as crianças assinarem, comprometendo-as a fazer um esforço para ser um amigo para alguém diferente de si e do seu grupo e defender alguém que está sendo tratado injustamente por causa de sua etnia, sexo, religião ou sexualidade. orientação. Incentive os adolescentes a enviarem um feedback, se desejarem, sobre um novo amigo com quem estiveram conectados e algumas das suposições incorretas que fizeram sobre essa pessoa antes de conhecê-la.