O pensamento crítico é o processo de analisar informações e fatos para resolver um problema. Adolescentes podem se beneficiar de alguns exercícios de pensamento crítico simples que vão levar a mente a pensar fora da caixa. Um adolescente pode se beneficiar de atividades de pensamento crítico, aprendendo a pensar por si mesma. Exercícios de pensamento crítico podem ajudar um adolescente a analisar melhor as informações sem cair na pressão dos colegas, na campanha publicitária da mídia e no pensamento de grupo.
Perguntas>
Para analisar corretamente os dados, que é o primeiro passo do pensamento crítico, um adolescente deve ser capaz de fazer e responder perguntas sobre o objeto em questão. A professora Barbara Penington, da Universidade de Wisconsin-Whitewater, sugere fazer perguntas que exigem que algo seja dividido em partes menores. Por exemplo, diga ao adolescente que ele deve escolher entre ir sem um veículo ou computador por uma semana. Peça-lhes que escolham uma opção e descrevam porquê. Isso exigirá que eles analisem os prós e contras de cada cenário e divida-os em seções.
Os adolescentes podem aprender habilidades de raciocínio crítico jogando alguns jogos. EducationWorld sugere tocar Rock ou Feather? Pergunte aos adolescentes se eles são mais parecidos com uma pedra ou uma pena. Ter todas as pedras em um canto da sala e todas as penas na outra. Em seguida, cada adolescente explica por que escolheu esse item em particular. Isso exige que eles analisem os dois objetos e eles próprios para chegar a uma conclusão.
Role Play
O pensamento crítico é uma habilidade que é usada nas atividades diárias. Os adolescentes podem aprender essas habilidades desempenhando encontros mundanos rotineiros. Anote um cenário em um pedaço de papel, como um trabalhador da construção civil que tem medo de altura. Permitir que apenas o jogador principal veja o papel. Os outros adolescentes devem então adivinhar quem é essa pessoa por meio da interação. Adolescentes podem se revezar interagindo com o jogador até que eles tenham descoberto o seu cenário.
Perguntas e respostas Perguntas mais simples podem ser as mais difíceis de responder criticamente. Anote cinco a dez perguntas em um pedaço de papel e faça o adolescente escrever uma resposta rapidamente. As perguntas devem ser obviamente simples, como "descrever um telefone celular para alguém que nunca viu ou ouviu falar de um" ou "como você comemoraria o dia da apreciação amarela". Essas perguntas simples e absurdas exigirão profunda reflexão e consideração por parte do adolescente. As respostas podem variar significativamente e podem abrir discussões entre os adolescentes.
, , ] ]