casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Adolescentes com sintomas de insegurança

A adolescência pode ser difícil de lidar com o aumento da independência e o julgamento de outros adolescentes. Todo mundo sente insegurança ocasionalmente, mas alguns adolescentes sofrem com isso mais frequentemente do que não. Mesmo que seu filho adolescente não lhe diga como está se sentindo, é provável que ela seja insegura em certas circunstâncias. Compreender a insegurança adolescente e como lidar com isso pode ajudar o adolescente agora e à medida que ela envelhece.

Causas

A insegurança pode surgir por muitas razões. Seu filho adolescente pode se sentir inseguro se não tiver as roupas ou sapatos mais modernos ou se o cabelo dele não for o ideal. Lutando com certos assuntos pode tornar um adolescente inseguro também. Se o adolescente tiver dificuldades em matemática ou em escrever, ele pode se preocupar que ele não esteja à altura de seus colegas. Preocupações em ter amigos populares, entrar na faculdade, ser aceito pelos pais e professores e se destacar nos esportes são outras instâncias que podem deixar seu filho adolescente inseguro.

Perigos

Os sentimentos ocasionais de insegurança não são prováveis causar dano duradouro ao seu filho adolescente. Insegurança crônica, por outro lado, pode levar a uma série de outras questões que podem afetar a vida do adolescente. A ansiedade que acompanha a insegurança pode levar a depressão e queixas de dor de estômago, articulações e cabeça, de acordo com o site do PsychCentral. Os efeitos aumentam se o seu filho tiver insegurança quando criança ou criança pequena. Sentimentos inseguros também podem atrapalhar a formação de relacionamentos fortes, podem prejudicar a auto-estima e, em geral, tornar seu filho adolescente infeliz por anos. Ajudá-la a superar sua insegurança pode tornar a vida mais fácil e ajudá-la a ganhar confiança em si mesma.

O que os adolescentes podem fazer

Você não precisa abandonar seu filho adolescente para sua insegurança. O site Health Guidance sugere identificar o que torna um adolescente inseguro para que ele possa trabalhar em cada item. Por exemplo, se ele é inseguro em relação aos colegas de equipe, praticar para melhorar suas habilidades pode reduzir esses sentimentos. Os adolescentes podem se concentrar em pensamentos e sentimentos positivos, em vez de se preocupar com os negativos. Passar o máximo de tempo possível com amigos de apoio e participar de atividades que não causam insegurança pode ajudar seu filho a se sentir melhor consigo mesmo.

Como os pais podem ajudar - Ajudar seu filho adolescente com sua insegurança a ajuda a entender que você a apóie e esteja disponível quando ela precisar de você. Tente controlar sua própria ansiedade, para que seu filho não perceba seus sentimentos. Tranquilize sua filha adolescente quando ela precisar, mas esteja preparada para recuar e dar espaço a ela quando ela precisar, sugere o site da Empowering Parents. Não faça seu adolescente sentir que sua insegurança não importa, mas reconheça isso e ajude-a a encontrar uma solução para o problema. Elogie seu filho sobre sua aparência e habilidades sem exagerar. Pequenos impulsos de confiança se acumulam em uma auto-imagem positiva, independentemente do que os outros possam pensar sobre seu filho adolescente.