Os não gostos dos adolescentes são amplos e variados. No entanto, os adolescentes têm algumas antipatias comuns que unem diferenças de gênero, socioeconômicas e geográficas. A maioria dos adolescentes luta para encontrar sua identidade, então eles não gostam de quase nada que atrapalhe a autodescoberta. Os adolescentes podem expressar seu ódio por pessoas, idéias ou normas sociais específicas, mas muitas de suas críticas derivam da puberdade e de suas consequentes alterações hormonais.
Não se encaixa em adolescentes
Adolescentes não gostam de se sentir fora de lugar e muitas vezes lutam com problemas de auto-estima quando eles não se encaixam. Cliques fazem parte da subcultura adolescente, então a maioria se esforça para ser incluída em um grupo. Adolescentes podem se sentir aterrorizados se forem excluídos e ignorados por seus pares, de acordo com Empoweringparents.com. Os adolescentes querem ser populares e ter amigos, então eles não gostam de críticas, isolamento e rejeição. Mesmo adolescentes que gostam de solidão ou têm uma forte auto-estima querem se encaixar em um grupo, para que possam se desenvolver socialmente e descobrir quem são.
Pais
Muitos adolescentes não gostam de seus pais, especialmente se os pais são excessivamente autoritários ou julgadores. Os adolescentes costumam ver os pais como figuras de autoridade que têm todo o controle. Eles podem punir seus adolescentes por má conduta, sem que seus filhos tenham muita influência. Adolescentes podem ver os pais como microgerentes arrogantes ou cuidadores mandões que mantêm uma coleira apertada. Os pais podem aliviar um pouco da tensão, permitindo que os adolescentes tomem decisões apropriadas à idade, quando possível.
Muitos adolescentes não gostam de seus corpos. Imagens supermodelo magras em revistas, na TV e na Internet são quase impossíveis de se obter quando um adolescente pratica hábitos saudáveis de alimentação e exercícios físicos, diz a psicóloga clínica Barbara Greenberg, da PsychologyToday.com. No entanto, os adolescentes ainda se esforçam para atender às expectativas irrealistas do corpo e se sentem mal consigo mesmos quando não estão à altura. Os pais devem evitar comparar seus adolescentes com outros adolescentes ou imagens da mídia - a pressão dos colegas já é difícil o suficiente para suportar.
Inconsistências dos adolescentes não gostam de inconsistências, especialmente de adultos que deveriam saber melhor. Eles podem desculpar as deficiências dos colegas, mas esperam que os adultos tomem decisões de forma consistente. Os adolescentes têm pouca tolerância à hipocrisia adulta. Os pais que esperam até a adolescência para se envolverem na vida de seus filhos e ficarem fora do mapa durante toda a infância ganham pouco respeito e apreciação de seus filhos adolescentes. Adolescentes como pais, professores, figuras religiosas, treinadores e líderes comunitários que demonstram consistência no envolvimento, metas, valores e moralidade da família.