casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Ensinando Adolescentes a Importância de Contar a Verdade

As crianças primeiro aprendem sobre honestidade e mentiras em casa, principalmente de seus pais e outros adultos importantes em suas vidas, embora os colegas ganhem influência quando as crianças entram na escola. Os pais ajudam as crianças a aprender a diferença entre a realidade e a fantasia e a importância de dizer a verdade. Embora os pais que enfatizam a importância da veracidade e apliquem consistentemente as consequências da mentira possam esperar que seus filhos se abstenham de mentir, não é incomum que os adolescentes contem uma mentira ocasional. Adolescentes muitas vezes precisam de reforço de lições sobre honestidade e confiança. Adolescentes que são consistentemente desonestos podem precisar de ajuda adicional para entender a importância da honestidade. Como os adolescentes lutam por mais independência e separação de seus pais, eles geralmente se tornam evasivos. Esse comportamento secreto pode alarmar os pais que confiam na verdade para proteger seus filhos, por isso pode ser útil entender as razões comuns pelas quais os adolescentes mentem. Adolescentes podem contar mentiras ou podem esconder a verdade, embelezando uma história ou deixando de fora algumas informações problemáticas. Um adolescente pode mentir para sair do trabalho ou evitar assumir a responsabilidade por suas ações. Adolescentes mentem para proteger segredos ou para evitar ferir os sentimentos de outra pessoa. Alguns mentem para proteger sua privacidade, enquanto outros inventam histórias para obter mais atenção. Os adolescentes podem ficar com medo e vergonha ou para encobrir atividades criminosas, abuso de substâncias ou outras atividades perigosas.

O Processo

Fazer com que seu filho adolescente comece a ser honesto com você é um processo que começa com a comunicação entre pai e filho que constrói uma relação de segurança e confiança, de acordo com o Dr. Jeffrey Bernstein, escrevendo para o Psychology Today online. Bernstein recomenda que os pais comecem por não levar a desonestidade pessoalmente. As declarações exageradas e de julgamento aumentam a distância entre você e seu filho adolescente e pioram o problema. Responda com calma quando seu filho adolescente disser uma mentira. Evite xingamentos, raiva e declarações de julgamento. Modelo de honestidade para o adolescente em todas as situações. Enquanto você trabalha com o processo para mudar seu comportamento, você quer aumentar as chances de que ele venha até você com a verdade.

Explore Motivation Review

Descubra por que seu filho adolescente está mentindo e converse com ela sobre Por que a desonestidade parece uma escolha melhor? A motivação é medo, a necessidade de se encaixar com os colegas ou uma resposta ao estresse? Explique como dizer a verdade pode parecer assustador no momento, mas é sempre a escolha certa a longo prazo. Ajude-a a examinar o que ela está sentindo quando toma a decisão de mentir. Quando seu filho adolescente embeleza, pergunte calmamente por que ela acrescentou informações à história que parece falsa. Incentive-a a ver seu valor e ajude-a a melhorar sua capacidade de lidar com situações estressantes sem mentir. Indique como a honestidade e os problemas de manuseio a ajudam a ser bem-sucedida na vida com calma.

Debata as conquistas

Discuta as consequências da desonestidade. Contar uma mentira pode fornecer algum alívio temporário, mas causa estresse para o adolescente e para o relacionamento dele com os outros. Eventualmente, a verdade será revelada e as pessoas o verão como indigno de confiança. Mentir magoa seus entes queridos e amigos, e isso pode machucá-lo, assim como sua auto-estima sofre e sua culpa aumenta. Comunique a ele como você se sente sobre o hábito e o dano que ele causa ao seu relacionamento. Estabelecer regras sobre mentir, como não há mentiras e haverá consequências. Discuta todas as ocorrências de mentir, incluindo a motivação e as consequências. Psicologia Hoje on-line recomenda dar seu filho adolescente o presente de um novo começo completo com confiança renovada. Aconselhá-lo a trabalhar duro para proteger essa confiança e evitar tomar o caminho mais fácil.

Quando pedir ajuda