Ser convidado para falar na frente de um público é uma honra que alguns antecipam e outros temem, especialmente quando esse grupo é formado por adolescentes. Nem todo mundo é naturalmente adepto de falar em público e, se você tem um toque de medo do palco, a ideia de falar diante de um grupo de adolescentes - que provavelmente preferiria estar em qualquer outro lugar - pode deixá-lo nervoso. Não é incomum experimentar um pouco de medo ou nervosismo no palco antes de falar. Ao falar com um grupo de adolescentes, você precisa encontrar uma maneira de tornar sua apresentação interessante, relacionável e um pouco engraçada se quiser manter a atenção deles.
Faça um esboço de sua apresentação e escreva isso, aconselha Nancy Darling, Ph.D., professor do Oberlin College, em Ohio. Não importa para quem você está fazendo uma apresentação, você precisa ter um esboço e um discurso preparado ou se arriscar a esquecer o que quer dizer, tropeçando em suas palavras ou não fazendo qualquer sentido. Uma maneira fácil de fazer isso é dividir sua apresentação em três partes: a abertura, o ponto e o pensamento final. Escreva as informações que deseja apresentar nessa ordem.
Envolva seu público adolescente imediatamente com seu discurso, aconselha Pandora Scooter, membro da Toastmasters International, uma organização internacional criada para ajudar as pessoas a aprenderem arte de falar em público. Faça uma pergunta, conte uma história engraçada ou use uma anedota que exija uma resposta. Por exemplo, uma anedota pessoal ou uma história engraçada de notícias recentes que se ligam ao seu tópico chamarão sua atenção melhor do que fatos duros e chatos.
Seja honesto e direto, aconselha Scooter. Adolescentes normalmente apreciam conversa direta e honesta, especialmente com um adulto. Por exemplo, se você estiver falando sobre uma experiência difícil, como o alcoolismo, como parte de sua apresentação, compartilhe as coisas assustadoras. Não adoeça as coisas ou evite falar sobre certos aspectos, como o fato de os adolescentes que usam álcool terem maior probabilidade de se tornarem vítimas de abuso sexual; os adolescentes respeitam a honestidade e a franqueza. Além disso, eles têm um radar muito bom quando se trata de desonestidade, o que poderia levá-los a parar de ouvir.
Deixe os adolescentes saberem como entrar em contato com você após a apresentação, aconselha O Comunicador acidental. As chances são pequenas que muitos adolescentes estão interessados em entrar em contato com você novamente, mas eles vão apreciar a oferta, no entanto. Além disso, se sua apresentação tocou até mesmo um adolescente, ele pode querer contatá-lo para obter ajuda na área de tópicos de sua apresentação ou até mesmo uma meta de carreira.
Dica
Faça contato visual e não se esqueça de agradecer ao público quando terminar de fazer sua apresentação, aconselha Scooter.
Advertências
Evite falar muito sobre você em sua apresentação. De acordo com o The Accidental Communicator, os adolescentes não querem ouvir sobre suas realizações ou sua vida, a menos que você seja famoso. Embora não haja problema em dizer seu nome, local de trabalho ou por que você está lá, não deixe seus filhos adolescentes com uma lista de suas conquistas, prêmios ou até mesmo um resumo de seu currículo.
, , ] ]