O álcool é uma das substâncias mais populares para adolescentes e adultos abusarem. De acordo com o site da Academia Americana de Pediatria “Crianças Saudáveis”, quatro em cada cinco pessoas com mais de 12 anos tentaram beber álcool. Embora nem todos os adolescentes tentem seu primeiro gole de álcool porque seus amigos lhe dizem que a pressão dos colegas tem um efeito definido na decisão de muitos adolescentes de beber.
Definição de pressão entre os pares
Embora os amigos frequentemente tenham um impacto sobre o que uma criança escolhe fazer desde cedo, durante a adolescência, os laços sociais podem começar a desempenhar um papel muito maior. Amigos, colegas de escola ou até mesmo conhecidos sociais podem pressionar um adolescente a experimentar algo que ele talvez não considere fazer por conta própria. A pressão de alguns colegas é tipicamente óbvia - como quando um amigo diz: "Você deveria tentar beber, todos nós estamos fazendo isso". Outras vezes, esse tipo de influência é muito mais sutil. Em vez de dizer diretamente ao adolescente o que fazer, seus amigos podem dar a entender que ele precisa estar em conformidade com as regras para continuar fazendo parte do grupo. Por exemplo, todos os seus amigos podem sair bebendo todas as sextas-feiras à noite. Mesmo que esses amigos não digam explicitamente ao seu filho que ele deve beber, ele sabe que não se juntar a ele o isolará da panelinha.
Consequências Negativas
Quando se trata de beber menor de idade, não há tal coisa como um aspecto positivo ou resultado. Embora outros adolescentes possam dizer ao seu filho que o álcool "não é grande coisa" porque é legal - para adultos com 21 anos ou mais - seu filho adolescente precisa conhecer os fatos e as conseqüências de beber. A AAP, em seu site Crianças Saudáveis, observa que acidentes de carro relacionados ao uso de álcool são a principal causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos. Além disso, de acordo com especialistas em pediatria da Kids Health, o uso de álcool pode causar problemas de curto prazo. como visão distorcida, julgamento prejudicado e emoções alteradas, bem como consequências a longo prazo que incluem câncer de fígado, deficiências vitamínicas, perda de memória ou danos ao coração.
Dizendo "Não"
Só porque os colegas de um adolescente são Pressioná-la a beber não significa que ela tenha que ceder. Embora você nem sempre tenha a oportunidade de intervir e dizer "não" para ela, você pode dar ao adolescente as ferramentas que ela precisa para se manter segura. e sem álcool. Faça uma discussão aberta sobre beber com seu filho adolescente, evocando assuntos como consequências, questões legais, como resistir à pressão dos colegas e o que dizer a um amigo ou conhecido que está tentando convencer seu filho a beber. Em vez de dar ideias gerais como "Apenas diga não", forneça ao adolescente exemplos concretos e formas de combater a pressão dos colegas. Por exemplo, conte a ela uma história de sua própria juventude quando você disse a um amigo não. Outra opção é dizer ao adolescente para deixar a situação, se possível. Deixe-a saber que não há vergonha em dizer a seus amigos que ela não quer beber ou que ela quer ir para casa.
Estatísticas
Se você tem dúvidas de que seu filho está recebendo a mensagem de que beber é insalubre e ilegal, ou você teme que a pressão dos colegas possa vencer, dê ao seu filho algumas estatísticas sobre o álcool que podem fazê-lo pensar duas vezes. A próxima vez que o adolescente considerar ceder aos apelos de seus amigos para beber, peça-lhe para lembrar que - de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA - o álcool é o principal culpado por mais de 4.700 mortes e 189.000 salas de emergência visita todos os anos a jovens que estão abaixo da idade legal para beber. Se seu filho adolescente acha que uma bebida casual aqui ou ali com seus amigos é aceitável, deixe-o saber que as pessoas que começam a beber aos 15 anos são cinco vezes mais propensas a desenvolver um problema de abuso de álcool quando adultas, segundo o CDC.
, , ] ]