Tem sido dito repetidas vezes que os adolescentes são, por natureza, desafiadores em seu comportamento. Novos pais pensam nervosamente sobre o dia em que seus filhos chegarão ao estágio adolescente. Muitas vezes, no entanto, comportamento desafiador em adolescentes é causado por influências externas, em vez de biologia. Influência dos colegas, drogas, depressão, distúrbios sociais e outras pressões podem afetar o comportamento do adolescente. Aprendizagem social - O comportamento é aprendido imitando os outros e é reforçado através de recompensas e punições, de acordo com um estudo realizado por Ronald. L Akers e associados da Universidade de Iowa. “Além disso, as pessoas aprendem em interação com grupos significativos em suas vidas definições avaliativas - normas, atitudes, orientações - do comportamento como bom ou ruim.” Em outras palavras, um adolescente desviante pode estar agindo mal porque seu grupo de colegas avalia mau comportamento como "legal" ou "normal" e recompensa-lo enquanto punir bom comportamento.
Em um estudo de pesquisa realizado na Universidade de Virginia por Joseph P. Allen, a popularidade na escola foi sugerido para afetar positivamente o comportamento adolescente. Adolescentes considerados "populares" foram encontrados para ter um ego melhor desenvolvido e, portanto, interações positivas entre amigos e familiares. Também se descobriu que eles estavam envolvidos menos com o uso de drogas e com a delinquência, ao mesmo tempo em que evitavam a violência. O pesquisador Ron D. Hays e Phyllis L. Ellickson afirmam que “numerosos estudos empíricos demonstraram um resultado positivo”. associação entre o uso de drogas mais duras e desvios ”O estudo mais recente descobriu que“ maior envolvimento com cigarros e maconha, bem como uso de drogas pesadas ”, está correlacionado com comportamento desviante e desafiador.
Depressão adolescente
A depressão não tratada em adolescentes pode levar a comportamento desviante na forma de violência, baixa freqüência escolar, notas baixas, fuga, abuso de substâncias, transtornos alimentares, autolesão, comportamento imprudente e suicídio. Os sinais e sintomas da depressão, de acordo com o HelpGuide, podem variar de tristeza e desesperança, choro frequente, perda de interesse em atividades, fadiga, sentimentos de inutilidade e inquietação. Se um adolescente está experimentando esses sintomas, especialmente emparelhado com comportamento desviante, um médico de família pode ajudar.
Transtorno desafiador opositivo e Transtorno de Conduta - De acordo com Jim Chandler, MD, ODD é um transtorno psiquiátrico que é caracterizada por dois conjuntos diferentes de problemas. Estes são a agressividade e uma tendência a intencionalmente incomodar e irritar os outros. ”ODD estará presente se um adolescente tiver“ um padrão de comportamento negativo, hostil e desafiador, com duração de pelo menos seis meses. ”Comportamentos indicativos muitas vezes perdem a paciência, discutindo com adultos , pessoas deliberadamente irritantes, zangadas e ressentidas, ou rancorosas e vingativas.
O transtorno de conduta é outra condição que desencadeia comportamento desviante. Transtorno de Conduta é caracterizado por agressão a humanos e animais, brigas, crueldade, roubo, destruição de propriedade, faltar à escola, ameaçar os outros.
Considerações
É possível que seu filho esteja perfeitamente saudável, ainda que tenha dificuldades. lidar com a pressão dos pares, puberdade e outras forças. Se o comportamento desviante for muito difícil de lidar para você ou seu filho, seu médico de família poderá ajudar.
, , ] ]