Alguns adolescentes têm dificuldade em se defender. Timidez, timidez, falta geral de confiança e passividade podem contribuir para um prejuízo na assertividade. Isso pode ser superado por um treinamento que ensina os adolescentes a expressar suas opiniões e a se defender com tato, mas com firmeza e sem infringir os direitos dos outros.
Dizer Não
Alguns adolescentes têm dificuldade em recusar solicitações ou demandas de adolescentes. outras. Esses adolescentes podem lentamente começar a construir ressentimentos, à medida que seu tempo e energia são absorvidos pelos outros. Aprender a recusar um pedido pode ser difícil. Mas sempre colocar os outros em primeiro lugar, o que é ser muito gentil e complacente, acabará por fazer com que um adolescente se sinta aproveitado.
Bully-Proofing
Os agressores gostam de escolher aqueles que parecem ter pouca confiança, fracos -quado ou passivo. Os adolescentes podem aprender a enfrentar esses indivíduos com táticas e habilidades de assertividade. Eles podem praticar o controle de seu tom de voz e desenvolver uma postura corporal forte para permitir que os valentões saibam que não têm medo e não recuarão. Manter contato visual direto e estável com o agressor e depois desviar o olhar é outro método que eles podem aprender e praticar no treinamento de assertividade. Aprender a lidar com segurança com o bullying é algo que muitos adolescentes precisam, e uma classe ou grupo de assertividade ou mais especificamente de bullying pode ajudar. Se você suspeitar que seu filho adolescente está sendo intimidado, seja na escola ou on-line, procure orientação com um pediatra ou prestador de cuidados de saúde mental, porque as conseqüências podem ser muito sérias. Quanto mais habilidades, mais a auto-estima e a confiança aumentarão e menos elas sentirão que devem ser excessivamente agradáveis e receptivas a todos. O treinamento de assertividade pode capacitar os adolescentes a terem mais controle sobre suas próprias vidas e, assim, se sentirem mais seguros e melhores com relação a si mesmos. Uma citação do livro "Agarre-se a si mesmo: o guia infantil de poder pessoal e autoestima" de Kaufman, Raphael e Espeland, resume as recompensas de aprender a ser assertivo: "Manter-se em pé significa saber quem você é e o que você defende e é fiel a si mesmo. "
Quando os adolescentes não se aturam aos pedidos e tarefas de outras pessoas ou vivem com medo de um valentão paralisante, eles são mais capazes de definir e alcançar metas e ter mais tempo para trabalhar no que é importante para eles como indivíduos. A comunicação vai melhorar, e os adolescentes vão se pegar levando elogios, fazendo perguntas e recebendo explicações, e podendo falar livremente com outros sobre suas opiniões e aspirações. , , ] ]