Seu filho enfrentará muitas circunstâncias quando adolescente - e durante toda a vida - que precisam que escolha entre um caminho honesto ou desonesto. Lidere o exemplo e mostre ao seu filho adolescente, por meio de atividades práticas e de comunicação, como incorporar a honestidade à vida diária.
Role-playing
Use a dramatização de papéis como uma atividade para ensinar a honestidade. Crie cenários para que seu filho adolescente pratique ser honesto. As cenas que você pode realizar incluem receber muita mudança na loja, ser pego chegando em casa após o toque de recolher ou receber as respostas para um próximo teste. Permita que seu filho adolescente pratique o que faria ou diria nessas circunstâncias. Dê-lhe orientação e permita que ela faça perguntas se ela não tiver certeza sobre o que fazer quando confrontada com circunstâncias que desafiem sua honestidade.
Honesty Contract
Crie um contrato de honestidade com seu filho adolescente. Agende um horário com o adolescente para discutir e redigir o contrato que ambos assinarão. O contrato deve descrever o comportamento que você espera do seu adolescente em relação à honestidade. Alguns exemplos incluem ser honesto sobre o que ele está fazendo em seu tempo livre, escolhas de estilo de vida, escola e relacionamentos. Desenvolva recompensas e conseqüências com base nas expectativas descritas no contrato. Um exemplo de recompensa é estender o toque de recolher de seu filho uma vez por mês, quando ele é honesto sobre o paradeiro dele por um mês inteiro. Se você achar que seu filho adolescente é desonesto, você pode tirar privilégios de telefone celular ou carro como conseqüência. Um contrato de honestidade permite que o adolescente saiba o que se espera dele e o que ele pode esperar com um comportamento honesto ou desonesto.
Debate em Família
Sente-se como uma família para discutir a importância da honestidade. A confiança é extremamente importante na dinâmica familiar saudável, portanto, fale sobre os efeitos positivos da honestidade e os efeitos negativos da desonestidade. Ser honesto em circunstâncias difíceis pode ser um desafio, especialmente quando seu filho teme ser envergonhado. Abra a sua adolescente sobre como você reagirá em uma circunstância difícil. Em um artigo da PsychologyToday.com, Joanne Stern, uma psicoterapeuta em aconselhamento familiar e de casais, sugere que os pais enfatizem mais a honestidade de seu filho do que as conseqüências de seu comportamento desonesto. Reconheça que seu filho confessou um comportamento desonesto e, se a disciplina ainda for necessária, implemente uma punição de maneira justa e, ao mesmo tempo, reconheça seu comportamento honesto. Encoraje o comportamento honesto do adolescente em vez de se precipitar em um castigo, para que ele reconheça o benefício de ser honesto. Demonstre os efeitos positivos e negativos das decisões que seu filho adolescente pode enfrentar e envolvam a honestidade. Pegue dois cartões de índice e anote um cenário com duas decisões diferentes, como decidir trapacear em um teste e decidir estudar para um teste. Na parte de trás dos cartões, anote o resultado de cada decisão. Por exemplo, no cartão de índice com o cenário de trapaça, anote possíveis conseqüências, como obter detenção, reprovar a classe e perder o respeito de professores e pais. No cartão de índice com o cenário de estudo, anote um resultado positivo, como obter uma boa nota e ganhar o respeito de professores e pais.