casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Efeitos Psicológicos da Obesidade na Adolescência

O aumento da obesidade entre crianças e adolescentes nos EUA coloca uma série de sérios problemas físicos, psicológicos e emocionais. Educar o público sobre os problemas psicológicos da obesidade infantil é fundamental para reduzir os graves efeitos da epidemia, segundo especialistas do Departamento de Saúde do Texas. Se seu filho adolescente é obeso ou com excesso de peso e apresenta sintomas psicológicos, consulte a orientação de um profissional qualificado que possa fornecer o tratamento adequado. (AU) Low Self-Esteem

Segundo pesquisa realizada pelo Dr. Richard Strauss na Universidade de Medicina e Odontologia, em Nova Jersey, os adolescentes obesos têm uma auto-estima significativamente menor do que os adolescentes com peso normal. A baixa auto-estima geralmente aparece como solidão, nervosismo e tristeza. Adolescentes com baixa auto-estima também podem se envolver em comportamentos de risco, como experimentar drogas, álcool ou cigarros. Adolescentes obesos que experimentam baixa auto-estima durante a infância e adolescência muitas vezes carregam esses sentimentos na idade adulta.

Depressão

A depressão é um efeito psicológico comum da obesidade adolescente. Um adolescente obeso que é mais pesado do que seus pares pode experimentar sentimentos de tristeza ou desesperança. Os sinais de depressão incluem mudanças nos padrões de sono, afastamento da família ou de amigos e perda de interesse em atividades que ela anteriormente desfrutava. Alguns adolescentes tentam esconder a depressão e parecem emocionalmente chatos ao invés de tristes.

Ansiedade

A maioria das crianças experimenta ansiedade por várias razões durante a adolescência. Adolescentes obesos, no entanto, podem experimentar ansiedade severa que muitas vezes resulta em comportamentos destrutivos ou evitação de amigos e familiares. Adolescentes com excesso de peso também podem ter ansiedade social, resultado de intimidação ou provocação excessiva. A ansiedade severa freqüentemente interrompe o processo de aprendizagem e pode levar a um declínio no desempenho acadêmico. Ser um adolescente com excesso de peso também pode afetar o nível de ansiedade de um indivíduo como um adulto. Pesquisa conduzida pela Dra. Sarah Anderson e seus colegas publicados na "Psychosomatic Medicine" revelou que garotas adolescentes com excesso de peso podem ter uma maior chance de desenvolver transtornos de ansiedade ou depressão na idade adulta.

Pobre imagem corporal

Adolescentes obesos frequentemente experimenta uma imagem corporal fraca como resultado do excesso de peso. Isso pode impedir que o adolescente pratique esportes ou pratique atividade física, passe tempo com amigos ou use roupas justas. A má imagem corporal está conectada a vários problemas psicológicos, incluindo depressão, ansiedade e baixa autoestima. Adolescentes com má imagem corporal também estão em risco de desenvolver um transtorno alimentar.

Transtorno alimentar

Adolescentes obesos correm o risco de desenvolver distúrbios como bulimia, anorexia ou compulsão excessos. Um transtorno alimentar é frequentemente o resultado do esforço de um adolescente com excesso de peso para perder peso através de comportamentos arriscados e insalubres. Se você suspeitar que seu filho adolescente tenha um distúrbio alimentar, consulte um médico imediatamente.