Embora seja comum que adolescentes e adolescentes ajam por impulso, em vez de pensar em suas ações de antemão, a impulsividade extrema é um fator de risco para comportamentos agressivos ou violentos, segundo a Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente. Porque o cérebro de um adolescente ainda está se desenvolvendo, as habilidades cognitivas de julgamento, raciocínio e emoções são imaturas e podem afetar o comportamento de um adolescente.
Drogas e Álcool
Drogas e álcool podem retardar o desenvolvimento do cérebro de um adolescente e crescimento emocional. Os adolescentes que abusam do álcool também podem ter menos autocontrole. Consequentemente, beber muito álcool pode levar a comportamentos mais arriscados. Embora mais pesquisas sejam necessárias, as descobertas de um estudo conduzido por pesquisadores da Rutgers University sugerem que os adolescentes que são moderadamente impulsivos, para começar, são mais propensos a agir ainda mais impulsivamente depois de beber muito. Helene R. White, principal pesquisadora do estudo, explica que o consumo excessivo de álcool reduz o controle dos impulsos, o que pode, na verdade, levar a mais bebida. Os resultados do estudo foram publicados na edição de fevereiro de 2011 do Alcoholism: Experimental e Clinical Research.
Transtorno da Personalidade Borderline
Embora a maioria dos adolescentes pode ser mal-humorado e impulsivo, às vezes, os comportamentos de um adolescente com personalidade borderline desordem são mais extremos e contínuos. Adolescentes que têm BPD são pobres em gerenciar suas emoções, o que pode levar a comportamentos imprudentes e irresponsáveis, como abuso de álcool e drogas e promiscuidade sexual. Em uma entrevista para o New York Times, o Dr. Alec L. Miller, um psicólogo licenciado e professor de psiquiatria clínica e ciências comportamentais no Montefiore Medical Center /Faculdade de Medicina Albert Einstein, Bronx, NY, aponta que aprender habilidades emocionais de enfrentamento pode ajude um adolescente com BPD a controlar suas emoções e comportamentos.
ADHD
Adolescentes com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade são mais impulsivos e, portanto, muitas vezes demonstram falta de discernimento. Isso pode levá-los a assumir riscos imprudentes, especialmente se eles já tiverem baixa auto-estima. Em um artigo para o WebMD, Harold Robert Meyer, diretor executivo do ADD Resource Center em Nova York, explica que a realização de um feito de alto risco que outros não estão dispostos a tentar pode dar a um adolescente com uma auto-imagem ruim um sentimento Como os adolescentes normalmente ouvem o que seus amigos dizem, amizades saudáveis entre colegas podem influenciar positivamente seu comportamento, estimulando-os a se acalmarem e assumirem menos riscos.
Níveis baixos de serotonina
Uma revisão científica publicada em a edição de outubro de 2008 da revista Aggression and Violent Behavior relata que os baixos níveis do neurotransmissor serotonina podem predispor os adolescentes a uma agressão impulsiva que leva a comportamentos perturbadores ou violentos. Estudos também relacionam desequilíbrios nos sistemas de serotonina e dopamina com pouco controle de impulsos e abuso de substâncias. Aumentar a serotonina e diminuir a atividade da dopamina no cérebro pode ajudar a reduzir a agressão impulsiva caracterizada por comportamentos destrutivos.