Crianças que acumulam alimentos ou pequenos objetos estão lidando com problemas em seu passado ou medos - relacionados a um distúrbio psiquiátrico - que os obrigam a acumular, ou estão exibindo controle sobre uma pequena área de suas vidas . Você pode questionar o comportamento de uma criança que coloca todos os seus brinquedos em uma área. Para os pais de uma criança que acumula, a descoberta desse comportamento pode ser inquietante. Abordar as causas do entesouramento pode, eventualmente, ajudar a criança a aprender a encontrar habilidades de enfrentamento mais saudáveis.
Comportamento do açambarcamento
Com início aos 18 meses de idade, um bebê pode começar a assumir o controle de seu ambiente, colocando todos os seus brinquedos em um ponto. Ao colocar os brinquedos no berço, embaixo do berço ou em outro local preferido, ele diz: “Quero saber onde estão todas as minhas coisas”, afirma a dra. Sue Hubbard. Embora o acúmulo possa se originar de outros problemas mais sérios, o desejo de uma criança de ter controle sobre seus pertences é provavelmente o menos sério.
Transtorno obsessivo-compulsivo
Crianças podem desenvolver transtorno obsessivo-compulsivo, um transtorno de ansiedade É difícil para a criança controlar seus pensamentos e obsessões. Embora ele queira parar os pensamentos e obsessões, ele não pode fazer isso. Um ritual que uma criança com TOC pode representar é coletar e acumular certos objetos enquanto tenta evitar um medo que se tornou uma obsessão - a coleta e a acumulação são a compulsão.
Uma criança pode tentar esconder sua obsessão com pensamentos ruins e sua compulsão de acumulação. Os sintomas e a condição se desenvolvem devagar o suficiente para que seja difícil para um pai reconhecer os comportamentos como problemáticos.
Conexão para transtorno do apego
Crianças que foram removidas de sua família biológica, colocadas em um orfanato e , no caso de crianças adotadas no exterior, em um orfanato então adotado, pode desenvolver uma condição conhecida como Transtorno de Apego Reativo. Essas crianças respondem não desenvolvendo apegos saudáveis aos seus cuidadores, sejam pais adotivos, trabalhadores de orfanatos ou pais adotivos. A comida pode se tornar um problema para uma criança com RAD. Em sua opinião, ele tem boas razões para esconder comida.
Ajuda para o açambarcamento |
Permita que seu filho coloque seus brinquedos em um único lugar, se é isso que ele deseja fazer. Se você tentar insistir para que ele coloque seus carros de volta na caixa de brinquedos ou na prateleira, você está dizendo ao seu filho que ele não deve ter nenhum controle sobre uma pequena parte de sua vida. Não se preocupe se ele vai se tornar um colecionador quando crescer.
A terapia comportamental cognitiva pode ajudar a criança a lidar com suas obsessões e compulsões, incluindo a acumulação, se o comportamento deriva de causas mais sérias. A terapia medicamentosa é outra opção. Fale com seu médico sobre a eficácia e os efeitos colaterais indesejáveis.