Significância
Em vez de dobrar ou triplicar seu peso como eles fizeram como bebês, crianças muitas vezes crescem apenas 2 a 3 polegadas e ganham 4 lbs. em seu terceiro ano, de acordo com o Dr. Steven Dowshen, editor-chefe do Medical KidsHealth pelo site Nemours. Se um médico determina que o crescimento de uma criança está no caminho certo - e ele parece feliz e ativo - sua perda de apetite provavelmente não é causada por doença ou desnutrição.
Considerações
Beber muito leite ou suco pode causar o apetite da criança parece diminuído na hora das refeições, assim como o lanche excessivo é muito próximo do horário das refeições. A Clínica Mayo aconselha limitar as bebidas antes das refeições de uma criança e servir alimentos sólidos antes de dar o leite à mesa. Tempos regulares de lanche devem ser mantidos e as porções devem ser controladas para evitar que diminua o apetite por refeições regulares.
Conceitos errados
Embora os molares que chegam durante a infância sejam maiores que os dentes médios que apareceram durante a refeição. No primeiro ano de vida, a dentição da criança raramente parece causar dor significativa ou outros sintomas, como irritabilidade ou perda de apetite, de acordo com Laura Grunbaum, pediatra em San Leandro, Califórnia. O apetite diminuído de uma criança pode ser o resultado de uma infecção ou outra doença, especialmente se febre, vômitos ou diarréia acompanhar a perda de apetite.
Prevenção /Solução
Em vez de se preocupar com a perda de apetite da criança, os pais podem incentivar uma alimentação saudável e ajudá-la a construir atitudes positivas em relação à comida. Os pais devem confiar no apetite de seus filhos para determinar o quanto ela precisa comer - nunca a obrigue a comer tudo em seu prato. Uma criança deve ingerir uma variedade de alimentos saudáveis adequados à idade, incluindo frutas e legumes, carnes magras, aves e frutos do mar e grãos integrais. A Clínica Mayo adverte contra o uso da comida como recompensa ou punição - isso pode levar a lutas de poder a longo prazo e atitudes insalubres em relação à comida.
Aviso O consumo seletivo pode tornar as crianças especialmente suscetíveis ao desenvolvimento de deficiência de ferro anemia, uma condição causada por quantidades inadequadas de ferro. Sem ferro, o corpo de uma criança não pode produzir glóbulos vermelhos - as células que transportam oxigênio por todo o corpo. Se uma criança apresenta pele pálida, fadiga e fraqueza, irritabilidade e tontura, juntamente com a perda de apetite, o médico deve examiná-lo. Ele pode administrar um teste para anemia e prescrever mudanças na dieta ou medicações para garantir que a criança tenha ferro suficiente.