Alguns dos produtos químicos com os quais você entra em contato através de sua comida e água, em sua casa e em seu local de trabalho, podem ser perigosos para seu bebê em crescimento. Saber quais produtos químicos são perigosos durante a gravidez e onde eles estão em seu ambiente pode ajudá-lo a evitá-los ou minimizar sua exposição.
Metais Pesados
Metais pesados são uma classe de compostos que incluem chumbo, mercúrio e arsênico, e você definitivamente deve evitá-los durante a gravidez.
A exposição a altos níveis de chumbo durante a gravidez pode causar aborto, parto prematuro e baixo peso ao nascer. As casas construídas antes de 1978 foram pintadas com tintas à base de chumbo, que podem ser ingeridas ou respiradas se a tinta estiver descascando ou desmoronando. Sua água pode ser contaminada com chumbo se o encanamento em sua casa contiver tubos de chumbo ou solda de chumbo em tubos de cobre ou torneiras de latão. Tintas para artes e ofícios e alguns esmaltes cerâmicos também podem conter chumbo. Se você trabalha como pintor, encanador, fundidor ou em uma oficina mecânica, pode estar exposto ao chumbo.
A exposição ao mercúrio pode causar danos ao sistema nervoso de um bebê em crescimento, resultando em deficiências de aprendizado. Você pode ingerir mercúrio comendo peixes selvagens capturados de água contaminada com mercúrio. Higienistas dentais que misturam amálgamas contendo mercúrio para obturações dentárias podem ser expostos ao mercúrio em níveis mais elevados. Trabalhar em algumas fábricas ou minas também pode expô-lo ao mercúrio.
A exposição ao arsênico durante a gravidez pode causar aborto espontâneo, defeitos congênitos ou natimortos. Altos níveis de arsênico são encontrados naturalmente na rocha em algumas áreas geográficas e podem contaminar a água potável local. Antes de 2003, o arsênico era usado rotineiramente como conservante em madeira tratada com pressão usada para construir decks e estruturas de jogo. A exposição ao arsênico é mais provável se você trabalha em fábricas que fabricam semicondutores ou trabalham com fundições de metal.
Pesticidas
Os pesticidas são venenos que devem ser evitados durante a gravidez. Embora as exposições do uso típico de casa e jardim sejam geralmente baixas, a exposição a grandes quantidades de pesticidas pode causar aborto, parto prematuro e defeitos congênitos. Por exemplo, dietiltoluamida (DEET) é um pesticida comumente usado em repelentes de mosquitos. As mulheres grávidas devem minimizar o uso de DEET. Se você deve usar spray DEET, pulverize sua roupa e não sua pele nua.
Solventes orgânicos
Os solventes orgânicos são comumente encontrados em desengraxantes, diluentes de tinta e removedores de verniz. Os solventes orgânicos incluem álcoois, tolueno, benzeno, xileno e éteres. A exposição a esses solventes pode causar defeitos congênitos graves, como espinha bífida, tálpanos e defeitos cardíacos.
Os éteres glicólicos são comumente usados em plantas semicondutoras e também são usados para processos de fotografia e triagem de seda. A exposição ao glicol éter aumenta o risco de aborto espontâneo.
O xileno é um solvente orgânico usado com freqüência em laboratórios de patologia para preparar lâminas de tecido. A exposição a este solvente aumenta o risco de aborto espontâneo. Usando proteção, se você trabalha em um laboratório que usa este tipo de solvente.
O tolueno é encontrado em tinta spray, vernizes e colas. Huffing ou respirar nestes vapores para atingir um alto é uma maneira comum para atingir níveis tóxicos deste produto químico. A síndrome do solvente fetal é uma condição médica causada por huffing que resulta em problemas fetais semelhantes aos observados com a síndrome alcoólica fetal. Bebês expostos a altos níveis de tolueno são mais propensos a nascer cedo com baixo peso ao nascer e cabeças menores devido ao desenvolvimento incompleto do cérebro (microcefalia) e são mais propensos a morrer como recém-nascidos. Se eles sobreviverem, atrasos no desenvolvimento são prováveis.