Por muitos anos, mamadeiras de vidro foram o equivalente a antiguidades. Eles foram substituídos no mercado por garrafas feitas de plástico inquebrável, que eram, entre outras coisas, mais baratas de fabricar e transportar. Mas a partir de 2010, preocupações com a saúde sobre os plásticos usados para fazer mamadeiras provocaram um ressurgimento no uso de garrafas de vidro.
Vantagens de plástico
O plástico é geralmente inquebrável, que é sua principal vantagem sobre garrafas de vidro e a razão pela qual as mamadeiras de plástico basicamente substituíram o vidro no mercado por muitos anos. O plástico também é mais leve que o vidro, facilitando o transporte da sua bolsa de fraldas e a própria garrafa mais fácil para o seu bebê se segurar.
Desvantagens do plástico
O principal problema com as mamadeiras de plástico mais antigas é que alguns deles são feitos de plástico de policarbonato - um plástico duro e inquebrável, também conhecido como “plástico número sete”, por causa do número de identificação encontrado às vezes no fundo da garrafa. Sabe-se agora que o plástico policarbonato lixivia um composto chamado bisfenol A, ou BPA, um químico que imita o estrogênio no corpo e, portanto, pode causar perturbações hormonais no desenvolvimento de crianças pequenas. Os frascos de bebê mais novos são feitos de plásticos livres de BPA, como polipropriedade e são rotulados como tal.
Vantagens do vidro
Por natureza, o vidro é livre de BPA - você não precisa se preocupar com diferentes tipos de plástico e se são ou não seguros. O vidro também é fácil de limpar e as garrafas de vidro podem ser facilmente esterilizadas em água fervente. Todas as mamadeiras de vidro vendidas em 2010 são feitas de vidro temperado, que é mais difícil de quebrar do que o vidro comum e tende a se quebrar em pedaços que não são tão afiados. As garrafas de vidro duram mais e também podem ser recicladas mais prontamente do que as mamadeiras de plástico.
Desvantagens da Glass Glass A principal desvantagem das garrafas de vidro é que elas podem quebrar, e os fragmentos podem ferir seu bebê. Biberões de vidro, mesmo os temperados, também podem lascar e deixar uma ponta afiada. O vidro também é mais pesado que o plástico, fazendo com que mamadeiras sejam mais propensas a cair e causar mais danos quando lançadas. Muitos fabricantes contemporâneos de mamadeiras de vidro compensam essas desvantagens, envolvendo seus produtos em uma capa de silicone que protege o vidro contra impactos; no entanto, estas mangas não são uma garantia contra quebra. Garrafas de vidro também são mais caras do que garrafas de plástico.
Outras opções
Alguns fabricantes oferecem mamadeiras de aço inoxidável. O aço inoxidável é inquebrável e reciclável. Não lixivia compostos químicos no leite, na água, no suco ou na fórmula do seu bebê. Também é fácil de limpar. Bebês de aço inoxidável são, no entanto, pesados e caros. Certifique-se de que o fabricante da garrafa especifique que seu produto é livre de BPA, pois houve problemas com a lixiviação dos revestimentos plásticos de garrafas de água de aço inoxidável feitas para adultos.