As xícaras Sippy foram criadas para funcionar como uma ferramenta de transição para bebês que são velhos demais para mamadeiras, mas que ainda não aprenderam a beber em uma xícara normal. Eles são convenientes para o uso e reduzem os derramamentos para evitar maiores problemas e muitas crianças usam com sucesso xícaras sem efeitos adversos. Copos de canudinho foram recentemente incendiados, já que muitos fonoaudiólogos afirmam que podem formar hábitos que dificultam a compreensão da criança quando ela começa a falar.
Má oclusão
Crianças que usam copinho de café com frequência ao longo do dia, durma com uma xícara à noite, e continue a usá-la após os três anos de idade, pois pode ter problemas quando os dentes decíduos entrarem em erupção. Essas crianças podem ter uma mordida aberta, que ocorre quando os dentes superiores e inferiores não se encaixam quando a boca está fechada. Uma criança com uma mordida aberta pode ter um palpite ao falar ou pode pronunciar mal alguns sons, incluindo "s", "k" ou "t."
Infecções do ouvido
De acordo com o MedlinePlus, crianças que passam muitos horas deitado e bebendo de um copo de canudinho são propensas a desenvolver infecções de ouvido. Isso ocorre porque a trompa de Eustáquio no ouvido médio drena fluido para a garganta. Quando este tubo fica bloqueado, as bactérias podem crescer, causando uma infecção no ouvido. O acúmulo de líquido nos ouvidos dificulta a audição, e uma criança com essa condição pode ser lenta para desenvolver sons da fala. Infecções de ouvido também podem cicatrizar o tímpano, reduzindo assim a audição permanentemente e retardando o desenvolvimento da fala.
Usando um copo de canudinho promove métodos alimentares semelhantes a chupar de uma mamadeira ou amamentação. Karen Sokal-Gutierrez, M.D., M.P.H. afirma em Fisher Price.com que as crianças que usam copinhos achatam a língua para retirar fluido do copo e empurram para a parte de trás da boca para engolir. Esta ação é diferente dos músculos usados para beber de um copo normal. O uso prolongado do copinho evita o desenvolvimento dos músculos que são necessários para falar e articular, porque a criança não tem praticado o uso desses músculos.
Canudos
Alguns tipos de canudinhos oferecem uma abertura de palha em vez do padrão bocal. Bebericando um canudo ajuda a criança a praticar a coordenação dos músculos da boca. Isso pode melhorar a força da língua, bochechas e lábios e pode imitar muitos movimentos orais que as crianças praticam enquanto desenvolvem a fala.
Considerações
Os pais podem ajudar no desenvolvimento da fala reduzindo a quantidade de tempo permitido a uma criança Ajude seu filho a aprender a beber de um copo normal com a idade de 2½ anos e deixe-a praticar bebendo de um canudo. Evite deixar seu filho levar um copinho por todo o dia e nunca colocá-lo na cama com um copo de canudinho, pois isso também promove a cárie dentária.