casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Por que eu continuo ficando tonta quando estou grávida?

Se você assistir a filmes antigos, sabe que o desmaio foi um sinal revelador de gravidez para as heroínas de ontem. Quando você está grávida, você pode se sentir tonto ou tonto pela primeira vez em sua vida, especialmente se você se levantar muito rapidamente ou ficar em pé por muito tempo. Muitos fatores contribuem para a tontura durante a gravidez; Na maioria das vezes, tontura na gravidez não tem uma causa séria. No entanto, tonturas graves ou tonturas recorrentes podem precisar de avaliação; várias condições médicas graves causam tonturas durante a gravidez.

Pressão arterial

A gravidez provoca alterações nos vasos sanguíneos e no volume sanguíneo que podem contribuir para a tontura. Seu volume de sangue aumenta em 40 a 45 por cento, de acordo com o Baby Center, para alimentar seu bebê com a placenta. Ao mesmo tempo, os vasos sanguíneos se abrem e relaxam para transportar a carga extra de fluido. Sua pressão arterial diminui como resultado, atingindo um ponto baixo no meio da gravidez. Se você se levantar muito rápido ou ficar muito tempo, o sangue acumulado em suas pernas não terá tempo de atingir seu coração e cérebro rapidamente, e você poderá se sentir tonto. Levante-se lentamente de uma posição sentada, especialmente se suas pernas estiverem penduradas e não ficar em um lugar por longos períodos. Caminhar mantém o sangue circulando e evita poças nas extremidades inferiores.

Compressão da veia cava

Deitado de costas na segunda metade da gravidez, quando o útero cresce, pode comprimir a veia cava superior, um grande vaso sanguíneo que transporta o sangue da metade inferior do corpo, retardando o retorno do sangue e causando tontura devido à diminuição do suprimento sanguíneo para o coração e o cérebro. Cerca de 8 por cento das mulheres desenvolvem síndrome hipotensiva em supino, o que provoca tontura, ansiedade e náuseas quando deitado de costas, afirma o Centro Baby. (Deite-se do seu lado esquerdo para diminuir a compressão da veia cava e manter o melhor fluxo sanguíneo para a parte superior do corpo e para o bebê.

Anemia

As gestantes podem desenvolver anemia por deficiência de ferro, o que pode causar tontura por falta de oxigênio. Se você tem anemia, tem baixos estoques de ferro. Como o ferro ajuda a formar glóbulos vermelhos e transporta oxigênio, você pode sentir como se seu coração estivesse batendo e sentir tontura e falta de ar. do que em outros momentos, porque você tem um aumento do volume sangüíneo e precisa de mais glóbulos vermelhos. Obter 27 mg de ferro por dia ajuda a prevenir a anemia na gravidez. Comer alimentos ricos em vitamina C junto com alimentos ricos em ferro pode aumentar a absorção de ferro. Causas Graves

A tontura pode ocorrer devido à perda sangüínea na gravidez ectópica. As gravidezes ectópicas crescem fora do útero, geralmente na trompa de Falópio, porque o tubo não se expande o suficiente para manter o feto em crescimento. potencialmente grande d quantidades perigosas de perda de sangue. Gravidez ectópica, que afeta entre um em 40 a um em 100 gestações, de acordo com MedlinePlus, geralmente se desenvolve nas primeiras 12 semanas de gravidez; dor abdominal também pode ocorrer. No final da gravidez, o descolamento da placenta, a separação da placenta da parede uterina ou a placenta prévia, uma placenta de baixa altitude, pode causar perda de sangue que leva à tontura. Procure atendimento médico imediato se tiver sangramento vaginal, tontura extrema ou desmaio durante a gravidez.