Durante a gravidez, seu corpo sofre muitas mudanças, e mudanças no sistema circulatório não são exceção. Seu corpo materno se adapta às necessidades de seu bebê, já que seu sangue fornece todos os nutrientes e oxigênio que seu bebê precisará durante a gravidez. Às vezes, a mudança do sistema circulatório pode causar desconforto ou complicações para você durante a gravidez, mas as coisas geralmente voltam ao normal logo após o nascimento do bebê.
Circulação Fetal e Materna
A presença de seu feto tem um grande impacto na sua circulação durante a gravidez. Todo o seu sangue circula através da placenta, que é anexada à parede interna do seu útero. O sangue oxigenado entra na sua placenta pelas artérias e é enviado através da veia do cordão umbilical para o seu bebê. O feto extrai os nutrientes e o oxigênio necessários do sangue e envia o sangue desoxigenado de volta à placenta através das duas artérias umbilicais do cordão umbilical. Esse sangue desoxigenado circula de volta para o sistema cardiovascular e é transportado pelas veias de volta para os pulmões para oxigenação.
Alterações maternas
Durante a gravidez, o débito cardíaco total e o volume sangüíneo aumentam de 30 a 50%, de acordo com os manuais da Merck. O pico ocorre por volta da semana 24 e depois começa a cair por volta da semana 30 da gravidez. Quando o trabalho de parto começa, essas coisas reaparecem e caem rapidamente durante o parto, quando o sangue é perdido como resultado do nascimento. Sua freqüência cardíaca aumenta para cerca de 90 batimentos por minuto. A pressão arterial geralmente cai no segundo trimestre, mas aumenta novamente durante o terceiro trimestre. A composição do seu sangue também muda, criando uma maior proporção de plasma para os glóbulos vermelhos do que em mulheres não grávidas.
Desconforto
Algumas das alterações na circulação sanguínea durante a gravidez podem causar desconforto. O inchaço é comum, especialmente nas pernas e pés, devido ao aumento do volume sangüíneo e da pressão nas veias nessas extremidades inferiores. Menor pressão arterial e maior volume de sangue também podem contribuir para a fadiga e dores de cabeça durante a gravidez. Você também pode desenvolver hemorróidas como consequência do fluxo sanguíneo restrito à metade inferior do corpo.
Complicações
Se o seu sistema circulatório não funcionar adequadamente durante a gravidez, podem ocorrer complicações. A restrição do crescimento intra-uterino, ou RCIU, é uma condição na qual o feto não cresce adequadamente e pode ser resultado de má circulação ou defeitos na placenta ou no cordão umbilical. As ameaças à saúde para você podem incluir pré-eclâmpsia, um aumento perigoso da pressão sangüínea acompanhado de proteína na urina. Você também pode desenvolver anemia à medida que o aumento das células vermelhas do sangue consumir as reservas disponíveis. Manter cuidados pré-natais regulares irá ajudá-lo a permanecer saudável durante toda a gravidez. Recomendações
GYNOB.com, o escritório virtual OB-GYN, recomenda dormir do seu lado esquerdo durante a gravidez para evitar obstruir a sua veia cava, a veia que controla o fluxo sanguíneo da parte inferior do corpo para o coração. Já que ficar de pé e sentado pode causar mais acúmulo de sangue nas extremidades inferiores, evitar ficar de pé por muito tempo e sentar-se com os pés para cima.