Coágulos sanguíneos ocorrem naturalmente como a maneira do corpo de prevenir a perda excessiva de sangue de lesões, cirurgia, parto ou outras circunstâncias. Os coágulos sanguíneos durante a gravidez são mais comuns devido ao excesso de fator de coagulação no sangue da mãe grávida, que se destina a ajudar a evitar o sangramento excessivo após o parto. Eles também podem ocorrer devido a longos períodos de inatividade do repouso ou parto cirúrgico. Conhecer os sinais e sintomas de coágulos sanguíneos ajudará as gestantes a identificá-los precocemente e receber tratamento.
Trombofilia
De acordo com a March of Dimes, pacientes com trombofilia apresentam maior risco de desenvolver coágulos sanguíneos durante gravidez, bem como após o parto, particularmente parto cirúrgico. Os distúrbios da trombofilia estimulam a coagulação do sangue, impedindo as proteínas que previnem os coágulos sanguíneos ou produzindo muito da proteína que causa a coagulação. Pessoas com trombofilia geralmente não exibem sintomas no dia-a-dia, mas podem desenvolver coágulos sanguíneos em lugares onde não são necessários e podem causar danos.
Trombose Venosa Profunda
Um sangue O coágulo que se forma na veia principal da perna e, ocasionalmente, nos braços ou pélvis, causará dor repentina, inchaço da perna, tornozelo ou barriga da perna e sensibilidade. A pele perto do coágulo pode ficar vermelha ou descolorida e pode estar quente ao toque. Esse tipo de coágulo sanguíneo é chamado de trombose venosa profunda, ou TVP.
Embolia Pulmonar
Às vezes, uma TVP se separa de sua posição original e viaja para os pulmões. Isso é chamado de embolia pulmonar e pode ser extremamente perigoso. Quando o coágulo se aloja nos pulmões ou no coração, o fluxo sanguíneo adequado para o corpo é evitado. Segundo a Sociedade Americana de Hematologia, os sintomas de uma embolia pulmonar são dor torácica aguda, pulso aumentado, tosse que pode produzir sangue, falta de ar, sudorese e possivelmente febre. É necessário atenção médica imediata.
Coágulos sanguíneos e gravidez
O Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue relata que o aborto espontâneo, ainda nascimento, e o desenvolvimento de pré-eclâmpsia, ou pressão alta durante a gravidez, podem ser causados por coágulos sanguíneos durante a gravidez. Como muitas circunstâncias podem ter um papel na perda de uma gravidez por aborto ou natimorto e pré-eclâmpsia, pode não haver suspeita de coágulos sanguíneos ou de um distúrbio de coagulação do sangue, pois pode não haver outros sintomas para identificar coágulos sanguíneos como culpados.
Prevenção de coágulo sanguíneo durante a gravidez
A Sociedade Americana de Hematologia relata que coágulos sanguíneos durante a gravidez são amplamente evitáveis. Conhecer seus fatores de risco, histórico familiar e informar seu médico sobre essas informações é vital. Durante a gravidez, é importante permanecer tão ativo quanto a gravidez permitir, especialmente se você estiver em risco de formar coágulos sanguíneos durante ou imediatamente após a gravidez. Conheça os sinais e sintomas de coágulos sanguíneos e procure assistência médica imediatamente se suspeitar de um coágulo sanguíneo.