A testosterona é um hormônio masculino que desempenha um papel no desenvolvimento sexual e nas características dos homens. A testosterona é secretada pelos testículos e glândulas supra-renais. É responsável pela construção de massa muscular e densidade óssea, distribuição de gordura, produção de hemoglobina, metabolismo do colesterol, funcionamento sexual, concentração, memória e humor.
Tipos de testosterona
Existem vários tipos de testosterona no organismo. corpo. A testosterona circula livremente no sangue ou está ligada a várias proteínas diferentes. De acordo com um estudo de 2006 na Clinical Chemistry, 44% da testosterona está ligada à globulina de ligação a hormônios sexuais, ou SHBG, 50% à albumina, 3,5% à globulina ligadora de cortisol e 2 a 3% é livre ou não ligada. A testosterona livre ou ligada à albumina é considerada biologicamente ativa, uma vez que a testosterona está fracamente ligada à albumina e pode facilmente se soltar. A soma da testosterona livre e da testosterona ligada à albumina é conhecida como testosterona biodisponível. Esta é a porção de testosterona que é capaz de entrar nas células. A testosterona que está ligada à SHBG é biologicamente inativa porque a ligação entre a testosterona e a SHBG é forte, e a testosterona não pode se soltar dela.
Níveis normais de testosterona
De acordo com a Quest Diagnostics, a variação normal do total os níveis de testosterona são de 250 a 1.100 nanogramas por decilitro, ou ng /dl, em homens de 18 a 69 anos e 90 a 890 ng /dl em homens de 70 a 89. A faixa normal de testosterona livre em homens de 18 a 69 anos é de 46 a 224. ng /dL e os homens 70 a 89 são 6 a 73 ng /dL. Testosterona biodisponível deve medir 110 a 575 ng /dL em homens de 18 a 69 anos e 15 a 150 ng /dL em homens de 70 a 89.
Fatores que afetam os níveis de testosterona Os níveis de testosterona variam de acordo com a idade e o estágio de desenvolvimento sexual. Os níveis nos homens diminuem lentamente com a idade, a partir dos 30 anos, segundo a Cleveland Clinic. Os níveis de testosterona também variam ao longo do dia, portanto, pode ser necessário mais de um teste para obter uma leitura precisa. Os níveis de testosterona tendem a ser mais elevados no período da manhã, por isso a maioria dos médicos preferem fazer testes no início da manhã.
Significado dos Resultados
Baixos níveis de testosterona no sexo masculino podem ser causados por doença, puberdade tardia, testicular falência, hipogonadismo, doenças genéticas, lesão física dos testículos ou alcoolismo. Altos níveis de testosterona podem ser causados por tumores dos testículos, tumores da glândula adrenal, esteróides anabolizantes, puberdade precoce, hiperplasia adrenal congênita ou hipertireoidismo.
Considerações
Certas condições médicas podem alterar o nível de SHBG e albumina no corpo. Obesidade, uso de esteróides, doença renal e hipotireoidismo podem diminuir os níveis de SHBG. Condições que podem aumentar os níveis de SHBG incluem hipertireoidismo, uso de estrogênio e cirrose. Isso pode alterar o nível de testosterona total, enquanto os níveis de testosterona livre e biodisponível são normais.