casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Níveis normais de testosterona em meninos

A testosterona é um dos principais hormônios que induzem características sexuais secundárias masculinas, como o engrossamento da voz e o crescimento dos pelos corporais. Normalmente, os meninos não começam a produzir quantidades detectáveis de testosterona até a puberdade. Por essa razão, antes dos 10 anos, os níveis de testosterona variam de pouco detectáveis a apenas 20 ng por dL de sangue, o que representa apenas 10% dos níveis detectáveis após a puberdade.

Significância

O desenvolvimento de meninos em homens requer a produção e atividade da testosterona. Conforme descrito no artigo da KidsHealth.org sobre testosterona, esse hormônio é produzido em testículos de homens e é responsável por induzir muitas das alterações tipicamente associadas à puberdade. A produção de testosterona começa quando o cérebro do menino começa a liberar dois hormônios da glândula pituitária que subseqüentemente estimulam os testículos.

Gama Normal

Imediatamente após o nascimento, um menino pode ter níveis levemente elevados de testosterona, de acordo com a descrição da Mayo Clinic dos níveis de testosterona em meninos. Em apenas seis meses, no entanto, esse nível cairá para uma faixa indetectável de 20 ng por dl de sangue. A testosterona total permanece nesse nível baixo até que um menino atinja a puberdade por volta dos 10 a 13 anos. Nesse ponto, os níveis de testosterona podem atingir níveis elevados próximos a 1.000 ng por dL. Níveis altos de testosterona Quando meninos adolescentes exibir o desenvolvimento aparentemente inadequadamente rápido de características sexuais, um médico pode solicitar um teste de testosterona. De acordo com o Lab Tests Online, as razões para este teste revelarem altos níveis de testosterona podem variar. Algumas causas comuns são tumores ou hiperplasia adrenal congênita. Cada uma dessas causas de aumento da taxa de desenvolvimento sexual pode ser grave e normalmente requer atenção médica.

Níveis baixos de testosterona