As flutuações do estrogênio afetam as mulheres ao longo da vida e comumente são vistas como nada mais que um aborrecimento. No entanto, altos níveis de estrogênio vêm com um conjunto significativo de riscos, especialmente quando as mulheres envelhecem. Existem muitas maneiras de combater os altos níveis de estrogênio, e um dos mais saudáveis é o exercício.
Níveis elevados de estrogênio
Altos níveis de estrogênio estão associados a um aumento do risco de câncer de mama. As mulheres na pós-menopausa têm um risco ainda maior de desenvolver câncer porque o tecido mamário foi exposto ao estrogênio por substancialmente mais tempo que as mulheres mais jovens, de acordo com o National Cancer Institute. Enquanto as mulheres pré-menopáusicas obtêm o seu estrogénio a partir dos seus ovários, as mulheres na pós-menopausa obtêm o seu estrogénio da sua gordura corporal. Ter grandes depósitos de gordura pode aumentar os níveis de estrogênio em mulheres na pós-menopausa.
De acordo com um estudo de 2002 do Instituto Nacional do Câncer, o exercício regular pode causar uma diminuição significativa nos níveis de estrogênio, particularmente em Mulheres pós-menopáusicas. O estudo sugeriu que qualquer tipo de exercício foi eficaz na redução do risco de câncer, já que os participantes do estudo desenvolveram suas próprias rotinas de exercícios. "Journal of Applied Physiology" demonstrou os benefícios do exercício cardiovascular. Este estudo descobriu que mulheres pré-menopáusicas que fizeram exercícios cardiovasculares por 300 minutos por semana mostraram reduções significativas nos níveis de estrogênio, sugerindo que os exercícios cardiovasculares são mais eficazes na redução dos níveis de estrogênio. Cancer.gov recomenda o exercício de quatro ou mais horas por semana para receber os benefícios da diminuição do estrogênio. O maior benefício para reduzir os níveis de estrogênio é uma diminuição do risco de câncer de mama, de acordo com BreastCancer .org. Além disso, o estrogênio diminuído tem sido associado a uma redução da chance de câncer de endométrio e ovário.
Perigos de baixo nível de estrogênio
Baixos níveis de estrogênio não são isentos de risco. A falta de estrogênio pode levar à osteoporose e a outros problemas sérios de saúde. É muito improvável que o exercício reduza seu estrogênio a níveis inseguros, mas você deve conversar com seu médico antes de iniciar um regime de exercícios, especialmente se não estiver fazendo terapia de reposição hormonal.