casa | | Informação em Saúde > | Saúde | Saúde da Família
Que órgãos produzem testosterona além dos testes?
Tanto homens como mulheres produzem testosterona. Este hormônio está intrinsecamente ligado à saúde sexual, libido e desenvolvimento de características sexuais secundárias em homens e mulheres. Embora os níveis de testosterona flutuem ao longo da vida, eles seguem um padrão característico de surgimento na adolescência e declínio marcadamente tardio na vida. A maior parte da testosterona no corpo de um homem é produzida nos testículos, mas pequenas quantidades também são produzidas em outros lugares. Da mesma forma, a testosterona é feita em vários lugares no corpo de uma mulher. As glândulas supra-renais são contínuas com os rins e são encontradas diretamente no cimo de cada rim. As glândulas supra-renais têm duas partes: o córtex adrenal e a medula supra-renal. MedlinePlus explica que pequenas quantidades de testosterona são feitas no córtex adrenal. Isso ocorre em homens e mulheres. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, a testosterona feita no córtex adrenal tem pouco efeito sobre o desenvolvimento das características masculinas.
Ovários
A testosterona também é feita nos ovários. A Universidade de São Francisco explica que o estrogênio é feito de testosterona e, se as mulheres não produzirem testosterona suficiente, os níveis de estrogênio serão baixos, os óvulos não amadurecerão e a ovulação não ocorrerá. Os níveis de testosterona também estão ligados à libido feminina.
Problemas associados
De acordo com o MedlinePlus, níveis elevados de testosterona podem causar infertilidade, câncer de ovário e cistos ovarianos em mulheres. Nos homens, níveis elevados de testosterona podem causar câncer testicular. A falta de testosterona pode causar falta de vitalidade, doença crônica, atraso na puberdade, prolactinoma e infertilidade; A falta de testosterona está associada à infertilidade em homens e mulheres.