casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Remédios Herbais para Diminuir a Testosterona na SOP Mulheres

A síndrome do ovário policístico (SOP) afeta 10% da população feminina, de acordo com Samantha Bullock, autora do artigo "Fitoterapia para a Síndrome do Ovário Policístico". A testosterona androgênica é encontrada em níveis mais altos em mulheres com SOP do que aquelas sem. Ruth Trickey, autora do livro “Mulheres, hormônios e ciclo menstrual”, comunica que os níveis de testosterona estão diretamente correlacionados com os níveis anormalmente elevados de insulina nessas mulheres. Conseqüentemente, as complicações da doença podem causar diabetes, aumentar as taxas de doenças cardiovasculares e câncer de endométrio e prejudicar a fertilidade em mulheres afetadas.

Rue de cabra

A arruda de cabra, conhecida mais formalmente como Galega officinalis é a original fonte da substância guanidina. A guanidina é o ingrediente ativo da classe de medicamentos antidiabéticos conhecida como biguanidas. A metformina, uma droga pertencente ao grupo de medicação biguanida, é comumente prescrita para mulheres com SOP. Ao controlar os níveis de açúcar no sangue cronicamente elevados, equilibrando os níveis de insulina e incentivando a perda de gordura, a metformina, consequentemente, afeta os níveis de testosterona em mulheres. O artigo, "Metformina", publicado por Clifford Bailey, Ph.D., no New England Journal of Medicine, detalha que a rude de cabra foi usada para sintetizar drogas como a metformina na década de 1920, mas Trickey observa que ainda é usado por tradicional herbalistas hoje.

Peônia

Ruth Trickey, em seu capítulo sobre ervas, conta os muitos papéis que a erva chinesa Peonia lactiflora desempenha no tratamento de condições ginecológicas. Embora freqüentemente usado e estudado na China e no Japão como ingrediente em fórmulas tradicionais chinesas complexas, grande parte da influência biológica das ervas tem sido atribuída ao constituinte, a paeoniflorina. A paeoniflorina é capaz de reduzir os níveis de andrógenos, de maneira dose-dependente, explica Trickey. Ao inverter a inibição da atividade da aromática do organismo, nas células adiposas, nos ovários e nos folículos pilosos, a peônia pode reduzir os efeitos visíveis e sistêmicos do excesso de testosterona. A enzima aromatase é responsável pela conversão de andrógenos em estrogênios. É amplamente distribuído em torno do corpo, então, estimulando a atividade desta enzima, os níveis de andrógenos são reduzidos e os níveis de estrogênio são aumentados. Isso pode ser útil em mulheres com SOP, como eles são conhecidos por terem níveis mais baixos do que os normais de estrogênios também.

Alcaçuz

Licorice pertence a um grupo de ervas conhecidas como adaptogens. São ervas usadas durante períodos de maior estresse ou convalescença para ajudar o corpo a lidar com mudanças extremas, confere Trickey. Os efeitos do alcaçuz no corpo são diversos e incluem: qualidades antibacterianas, antivirais, demulcentes ou calmantes, antioxidante e colesterol e redução da pressão arterial. Glycerrhiza glabra, seu nome mais formal, também imita a ação do cortisol no organismo. O alcaçuz foi combinado com a peônia em uma fórmula clinicamente estudada que demonstrou os efeitos de diminuição da testosterona e de indução da ovulação em mulheres com SOP. O estudo foi publicado na edição de março /abril de 1994 do International Journal of Fertility and Menopause Studies, K. Takahashi. Tanto Trickey quanto Bullock discutem essa fórmula em seus recursos. É importante notar que o uso prolongado de alcaçuz pode resultar em elevação da pressão arterial, retenção de líquidos e depleção de potássio. Trickey adverte o seu uso em pessoas com pressão arterial elevada.

Saw palmetto

Ruth Trickey discute os usos de palmentto de serra no tratamento de algumas condições diferentes de androgênio-dominante. As condições incluem alopecia androgênica, hipertrofia benigna da próstata (HBP) em homens e hirsuitismo em mulheres. O hirsuitismo é um sintoma comum da SOP. O crescimento dos pêlos faciais é uma característica sexual secundária normal nos homens, mas em uma mulher, resulta de níveis anormalmente altos de testosterona. Saw Palmetto bloqueia a conversão da testosterona em seu subproduto mais intensamente estimulante, a diidrotestosterona (DHT). Além disso, Serenoa inibe a ação da enzima necessária na conversão da testosterona de seu hormônio precursor, androstenediona.