A menstruação é um processo complexo que ocorre devido a vários hormônios trabalhando juntos no corpo. Certos hormônios sexuais são responsáveis por mudanças que afetam esse processo. Um desses hormônios, conhecido como FSH, é essencial para iniciar o ciclo menstrual. Um delicado equilíbrio dos níveis de FSH é necessário para o corpo para prosseguir com a menstruação. Função FSH significa hormônio folículo estimulante, que é uma gonadotrofina que é secretada pela glândula pituitária no cérebro. Uma vez secretada a FSH, ela estimula os folículos nos ovários a amadurecer, preparando o corpo para liberar um óvulo. A faixa normal de hormônio folículo estimulante para uma mulher que está menstruada é entre 5 e 20 mil unidades internacionais por litro, abreviada como mIU /L. Este nível diminui nas mulheres grávidas e nas que passam pela menopausa.
Menstruação
Durante a parte inicial do ciclo menstrual, quando o FSH estimula os ovários, vários folículos aumentam de tamanho e Um soltará um ovo. Este ovo viaja através das trompas de falópio em direção a uma possível fertilização. Simultaneamente, o corpo prepara o revestimento uterino para a implantação de um óvulo fertilizado. Se a fertilização não ocorrer, o corpo perde esse revestimento na forma de sangue e tecido durante a menstruação. Após um período menstrual, o FSH é secretado novamente pela glândula pituitária para desenvolver outro folículo e se preparar para uma possível gravidez no mês seguinte.
Puberdade -
O processo de menstruação começa quando uma menina passa pela puberdade, conjunto distinto de mudanças que move o corpo em direção à idade adulta. Durante a puberdade, o cérebro começa a secretar o hormônio liberador de gonadotropina, uma substância que estimula ainda mais a liberação do hormônio folículo estimulante para a ovulação. Os ovários produzem estrogênio, que é responsável por outras mudanças características durante a puberdade, como o desenvolvimento das mamas e o crescimento dos cabelos. A FSH está envolvida no desenvolvimento dessas mudanças físicas, que aparecem antes do primeiro ciclo menstrual de uma garota.
Infertilidade
Como o papel da FSH é para a maturação dos folículos durante a gravidez, ela pode ser usada como um método de estimulação para as mulheres que estão tentando conceber. Muitos especialistas em fertilidade darão a uma mulher uma dose de FSH na forma de uma injeção para estimular o processo do ciclo menstrual. Ao fazer isso, eles esperam começar a ovulação estimulando os folículos a produzir pelo menos um óvulo. Em vez de deixar o corpo progredir até um período menstrual, eles tentam fertilizar o óvulo, resultando em gravidez.
Níveis aumentados
Mulheres que estão na menopausa têm níveis de FSH acima de 40 mIU /L e não terão períodos menstruais. Algumas mulheres com menos de 40 anos de idade que apresentam ciclos menstruais irregulares ou ausência de menstruação podem apresentar níveis elevados de FSH. Dizem que essas mulheres têm um fracasso ovariano prematuro. Este é um processo em que o corpo reconhece menos óvulos nos ovários e aumenta a produção de FSH na tentativa de estimular a maturação. Isso resulta em níveis mais altos do hormônio na corrente sanguínea e, se um óvulo amadurecer e for liberado, a menstruação se seguirá.