A testosterona é o principal hormônio masculino. É responsável pelo desenvolvimento de características sexuais, manutenção da massa muscular e outras características corporais. A testosterona também desempenha um papel nas mulheres, principalmente como um precursor para a formação de estrogênio. Os níveis normais de testosterona são mais altos nos homens do que nas mulheres e dependem da idade e do estágio sexual do desenvolvimento.
Testosterona
A testosterona nos homens é produzida principalmente por células especializadas nos testículos, com quantidades menores produzidas nas glândulas supra-renais. . Os ovários são a principal fonte de testosterona nas mulheres até a menopausa, com alguma contribuição das glândulas supra-renais e dos tecidos moles. A maior parte da testosterona que circula na corrente sanguínea está fortemente ligada a uma proteína de transporte, tornando-a indisponível para a atividade nos tecidos. Quantidades menores do hormônio são vagamente ligadas à proteína albumina ou circulando livre de qualquer proteína. Estas formas de testosterona são biologicamente ativos, ou biodisponível.
Testosterona Efeitos
A testosterona é o principal hormônio androgênico, categoria masculina. É necessário para o desenvolvimento sexual normal em homens e mulheres. A testosterona é responsável pelo desenvolvimento da genitália externa masculina e pelas mudanças corporais na puberdade, incluindo o aprofundamento da voz, a maturação dos órgãos reprodutivos e o crescimento dos pelos faciais e púbicos. Nas mulheres, a testosterona é principalmente uma molécula precursora para a produção de estrogênio, mas também está envolvida no crescimento dos pêlos pubianos na puberdade. A testosterona ajuda a manter a massa muscular e densidade óssea em ambos os sexos e desempenha um papel em influenciar o comportamento.
Níveis de testosterona masculina
Os níveis normais de testosterona em homens variam significativamente com a idade. Nos primeiros meses após o nascimento, os níveis variam de aproximadamente 70 a 345 ng /dl, depois caem para menos de 10 ng /dl até os 8 a 10 anos, conforme medido nos laboratórios da Quest Diagnostics. Com o início da puberdade, os níveis aumentam gradualmente, durante a adolescência, chegando a 1.000 ng /dL. Os valores adultos normais variam de 250 a 1.100 ng /dL, com o nível de testosterona de um indivíduo caindo lentamente dentro desse intervalo começando após os 30 anos. Diferentes laboratórios podem ter valores normais ligeiramente diferentes, dependendo do método de teste usado. Níveis de testosterona em mulheres mostram um padrão semelhante, porém mais moderado, de mudanças relacionadas à idade. Os níveis são mais altos nos primeiros meses após o nascimento, variando de aproximadamente 10 a 25 ng /dL. A testosterona, em seguida, cai para menos de 20 ng /dl até o início da puberdade, momento em que o hormônio aumenta novamente para tão alto quanto 40 ng /dl. O nível então se estabiliza como um adulto entre 2 e 45 ng /dL.
Níveis anormais
Muitas condições médicas diferentes podem causar um nível anormal de testosterona. O teste é frequentemente realizado para puberdade precoce ou tardia, disfunção erétil ou infertilidade em homens. Menstruação irregular, problemas de fertilidade, crescimento anormal do cabelo ou outras alterações masculinizantes podem levar ao teste de uma mulher. Os resultados dos testes de testosterona precisam ser interpretados junto com os sinais, sintomas e quaisquer outras descobertas de testes com seu médico.