casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Ganho de peso de estrogênio

O estrogênio é comumente referido como o "hormônio feminino", mas também está presente nos homens. De acordo com o Centro de Pesquisa Bioenvironmental das Universidades Tulane e Xavier, o estrogênio controla o desenvolvimento e a reprodução das fêmeas, afetando os níveis de gordura no sangue, produção de enzimas, equilíbrio de água e sal, densidade óssea, elasticidade da pele e dos vasos sanguíneos e funções do coração e do cérebro. Produtos químicos desreguladores endócrinos podem interferir nos mecanismos de regulação das células, criando um desequilíbrio que leva ao armazenamento de gordura tóxica, entre outras desordens.

Muitos de nossos alimentos e produtos para cuidados pessoais contêm substâncias promotoras de estrogênio. Carne e laticínios produzidos convencionalmente são carregados com hormônios. Frutas e legumes são pulverizados com fertilizantes químicos e pesticidas que, uma vez dentro do corpo humano, imitam o estrogênio. Produtos químicos desreguladores endócrinos encontrados em produtos sintéticos, como produtos de limpeza doméstica, purificadores de ar e embalagens plásticas, interrompem as rotas de sinalização de hormônios esteróides como o estrogênio, que pode perturbar a função e o metabolismo da tireóide, segundo o Center for Bioenvironmental Research. A autora de nutrição e fitness Ori Hofmekler escreve em seu livro "The Anti-Estrogenic Diet" que o excesso de estrogênio tem sido correlacionado com distúrbios da hipertensão, obesidade e açúcar no sangue. O ganho de peso causado pelo estrogênio inicia um ciclo vicioso. A gordura corporal excessiva produz a enzima aromatase que sintetiza o estrogênio, criando assim mais estrogênio no corpo, o que promove ganho de peso adicional, e assim por diante, diz Hofmekler.

Tipos

Existem dois tipos de estrogênio que estamos expostos diariamente: fitoestrógenos que ocorrem naturalmente e xenoestrogênios produzidos quimicamente. Fitoestrógenos são encontrados na soja e ervas como lúpulo e alcaçuz. Os xenoestrogênios são compostos químicos chamados pthalates, que são um tipo de plastificante encontrado em recipientes para alimentos, garrafas de água, brinquedos infantis, solventes, esmaltes, perfumes e adesivos. Prevenção

Para evitar o ganho de peso do estrogênio Hofmekler encoraja-nos a evitar alimentos e produtos que contenham toxinas, bem como a consumir conscientemente alimentos que bloqueiam a absorção de substâncias promotoras do estrogénio. Ele recomenda não beber água de uma garrafa de plástico e descartar alimentos que cheiram a plástico. Os alimentos que combatem o estrogênio incluem vegetais crucíferos, como repolho, bem como açafrão, alho, cebola, verduras e nozes e sementes crus.

Benefícios

Equilibrar estrogênio vai lhe trazer mais do que a perda de peso. Hofmekler afirma que sua dieta anti-estrogênica também ajudará a superar distúrbios de saúde, como sensibilidades alimentares, diabetes tipo II, hipertensão, distúrbios cardiovasculares, irregularidade e problemas digestivos. Como as sensibilidades alimentares são muitas vezes acompanhadas de sintomas como dores de cabeça, fadiga, inchaço e gases, Hofmekler afirma que seguir um plano nutricional de bloqueio de estrogênio também pode esclarecer essas questões. , , ] ]