Você é jovem e invencível, certo? Bem… sim e não. Feroz com uma sensação de potencial ilimitado e infinitas possibilidades, as preocupações com a saúde relacionadas à idade são a última coisa em sua mente. Mas não se deixe seduzir por um halo saudável. Esses são os anos para estabelecer alguns hábitos sólidos de cuidado preventivo que farão uma grande diferença na estrada.
Muitos jovens são culpados de dispensar consultas médicas e pular as avaliações de base graças a uma combinação de outras preocupações ( namoro, novo emprego, nova maternidade) e, em alguns casos, menos seguro de saúde adequado. Mas agora é quando você quer encontrar um médico de cuidados primários que você gosta e confia, diz Dana Simpler, M.D., praticante de cuidados primários no Mercy Medical Center, em Baltimore. "Seu objetivo é definir um curso saudável enquanto ainda é relativamente fácil".
Isso inclui o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, exercícios regulares e muito sono. O que você faz agora e como você cuida do seu corpo ajudará a evitar problemas de saúde que podem surgir com a idade, como pressão alta e diabetes, diz Simpler. Então, enquanto essas condições podem não estar no seu radar agora, o estilo de vida que pode levar a elas - fumar, subsistir de junk food ou estar acima do peso - deve ser.
Além disso, aqui está o que você precisa:
Anual físico
Embora um exame anual provavelmente não seja necessário, é inteligente se acostumar a cuidar da sua saúde. A maioria das companhias de seguro cobre visitas e exames de rotina, então por que não aproveitar e se familiarizar com alguns números, como a pressão arterial e o nível de colesterol? Um exame físico completo inclui um exame de sangue total (CBC), que testa condições como anemia. Você também pode obter um teste de colesterol e /ou um teste de glicose em jejum (especialmente se você estiver com sobrepeso) para verificar se há diabetes e pré-diabetes.
Seu médico ouvirá seu coração e seus pulmões; examine seus olhos, orelhas, gânglios linfáticos e abdome para qualquer coisa fora do comum. Ele ou ela também tomar nota de sua idade, altura e peso, e perguntar sobre sua história médica da família.
Atualização Vacina
De acordo com as diretrizes do National Institutes of Health, você deve obter uma vacina Tdap atualizada ( tétano-difteria e coqueluche acelular), uma vez que a imunidade de vacinas infantis provavelmente terá diminuído. Se você nasceu depois de 1980 e nunca teve varicela quando criança, pegue a vacina também.
A vacina MMR (sarampo, caxumba e rubéola) deve ser atualizada se você nasceu depois de 1956, de acordo com os Centros. para as diretrizes do Controle de Doenças (CDC). E não se esqueça da vacina contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano). Todos os casos de câncer do colo do útero já se mostraram originários de uma infecção por HPV, diz o Dr. Simpler, por isso, se você não foi vacinado como adolescente, faça-o agora. (Verifique com sua companhia de seguros sobre a cobertura; alguns só pagam pelos tiros se você tem menos de 27 anos.) De acordo com a Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA, um esfregaço de PAP (no qual uma raspagem de células do colo do útero é examinada para detectar anormalidades que poderiam levar ao câncer do colo do útero) deve ser realizada a partir dos 20 anos (ou logo depois de se tornar sexualmente ativa) e depois a cada três anos na vida adulta. Sim, isso costumava ser recomendado anualmente, diz o Dr. Simpler, mas isso é alterado se os resultados permanecerem consistentemente negativos. O resultado: receba um PAP agora, se você não o fizer em algum momento.
O rastreio de DST /HIV
O CDC recomenda que todos os adultos sexualmente ativos sejam testados para clamídia e gonorréia, e que todos os pacientes atendidos em qualquer ambiente de saúde recebe o teste de HIV, a menos que o paciente opte.
Autoexame da mama
A ênfase anterior nos auto-exames mensais em casa diminuiu, graças às recomendações alteradas dos EUA. Força Tarefa de Serviços Preventivos, que achou esses exames ineficazes em encontrar possíveis casos de câncer. Dito isto, as mulheres na faixa dos 20 anos devem conhecer as meninas como uma forma de saber o que é normal para o seu corpo, mas não como um substituto para o exame clínico das mamas que seu médico lhe dará no seu obstetra ginecológico. acima. Vá em frente: sinta-se em pé.