casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Lábio Superior escuro na gravidez

Até 70 por cento das mulheres grávidas desenvolvem manchas escuras no rosto durante a gravidez, de acordo com o Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG). A condição inofensiva, que é chamada de melasma ou cloasma, freqüentemente afeta a pele ao redor das bochechas, nariz, testa, queixo ou lábio superior. A pele escura é por vezes referido como "a máscara da gravidez", porque é tão comum.

Os níveis hormonais sobem durante a gravidez, e isso faz com que o corpo produz mais melanina, que é responsável por dando a cor do cabelo, pele e olhos. Com mais melanina no corpo, a pele pode ficar excessivamente escura em certas áreas. Essas alterações são frequentemente mais notáveis ​​em mulheres com tons de pele escuros. A exposição ao sol faz com que as manchas fiquem mais escuras e visíveis.

Prevenção

Você pode evitar que o melasma piore, protegendo-se do sol. A Associação Americana de Gravidez recomenda que as mulheres usem um protetor solar com, no mínimo, FPS 15 quando estiverem fora. Use um chapéu para proteger o rosto dos danos causados ​​pelo sol.

O melasma geralmente desaparece sozinho nos primeiros meses após a gravidez, mas pode não desaparecer completamente. Se o problema persistir, os tratamentos estarão disponíveis. A pele escura pode retornar em gestações subseqüentes. Se você começar a tomar pílulas anticoncepcionais após a gravidez e as manchas não desaparecerem, pergunte ao seu médico sobre uma possível conexão. Os hormônios em contraceptivos orais podem causar melasma.

Se a pele escura não desbotar após a gravidez, tente cremes clareadores da pele, que muitas vezes contêm hidroquinona, para melhorar a condição, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia. Cascas químicas, microdermoabrasão e cirurgia a laser são outras opções de tratamento após a gravidez. Durante a gravidez, você pode tentar cobrir a pele escura com maquiagem. Você pode usar um corretivo grosso embaixo da outra maquiagem para ajudar a pele e ocultar manchas.

Aviso

Não tente tratar a condição durante a gravidez sem a aprovação do médico. Alguns produtos clareadores da pele e outros tratamentos podem não ser seguros durante a gravidez. Consulte um médico se você encontrar quaisquer manchas escuras novas ou que mudam rapidamente, como manchas, para que ele possa descartar o câncer de pele, de acordo com o ACOG.