O exercício tem vários benefícios e melhorar a sua pele é um deles. O exercício regular estimula a produção de colágeno e aumenta a quantidade de hormônio de crescimento humano liberada pelo seu corpo. Esses dois fatores podem tornar sua pele mais saudável e mais espessa. No entanto, algumas pessoas têm condições de pele que são agravadas pelo exercício.
Conecte-se com o colágeno
Exercício estimula a formação de colágeno, uma proteína que compreende a maior parte do tecido conjuntivo em tendões, ligamentos e ossos. O colágeno é responsável pelo suporte da pele, e sua produção retarda o processo de envelhecimento, contrariando a formação de rugas. Produzir mais colágeno torna a pele mais espessa devido à influência do aumento das fibras de colágeno presentes. Infelizmente, um curto período de exercício não vai engrossar sua pele. É preciso dedicação ao treinamento de longo prazo ou exercício prolongado para estimular a produção de colágeno.
Permanecer Jovem com Hormônio do Crescimento Humano
O hormônio do crescimento humano, secretado pela glândula pituitária, diminui com a idade. Na sétima década de vida, a produção de HGH é apenas 25% de sua produção na adolescência. No entanto, embora os anos estejam avançando, o exercício - treinamento de força especificamente - aumenta a produção do hormônio de crescimento humano, de acordo com "Efeitos do Treinamento de Resistência Progressiva no Hormônio do Crescimento e Níveis de Testosterona em Indivíduos Jovens e Idosos" por Craig et al. Além de outros benefícios promotores da juventude de HGH, a pele fica mais espessa com aumentos neste hormônio de crescimento.
Quanto é suficiente?
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam exercícios de fortalecimento muscular - trabalhando todos os principais músculos, como quadris, pernas, costas, ombros, abdômen, peito, ombros e braços - dois dias por semana para adultos com 18 anos ou mais. Você também deve fazer exercícios aeróbicos a cada semana, no nível de intensidade de sua escolha. Se você preferir exercícios de intensidade moderada - como caminhar, você deve exercitar 150 minutos por semana. No entanto, se você aumentar a sua rotina para a aeróbica de intensidade vigorosa, pode reduzir o tempo para metade, para 75 minutos.
Seja Sensível com Pele Sensível
Embora o exercício seja benéfico para a pele da maioria das pessoas, também pode exacerbar certas condições da pele. Se você sofre de rosácea ou tem pele avermelhada, o aumento do fluxo sanguíneo causado pelo exercício pode piorar a condição. Exercício também pode agravar a acne ou causar irritação na pele. Em casos raros, erupções cutâneas ou urticária induzida por exercício podem ocorrer após o exercício.