Em 1978, a Organização Mundial da Saúde (OMS) adotou a Declaração de Alma-Ata. A declaração, batizada em homenagem à cidade-sede, Almaty, no Cazaquistão (anteriormente conhecida como Alma-Ata), delineou a posição da organização em relação aos cuidados de saúde disponibilizados para todas as pessoas no mundo. A declaração também definiu oito componentes essenciais da atenção primária à saúde, que ajudaram a delinear um meio de fornecer assistência médica globalmente.
Educação pública
A educação pública é o primeiro e um dos componentes mais essenciais da educação primária. cuidados de saúde. Ao educar o público sobre a prevenção e controle de problemas de saúde e incentivar a participação, a Organização Mundial da Saúde trabalha para evitar que a doença se espalhe em um nível pessoal.
Nutrição adequada
A nutrição é outro componente essencial da saúde Cuidado. A OMS trabalha para prevenir a desnutrição e a fome e para prevenir muitas doenças e aflições.
Água Limpa e Saneamento
Um abastecimento de água limpa e potável e medidas de saneamento básico relacionadas ao lixo, esgoto e limpeza da água podem melhorar a saúde de uma população, reduzindo e até mesmo eliminando muitas doenças evitáveis.
Assistência à Saúde Materna e Infantil
Garantir cuidados de saúde abrangentes e adequados às crianças e às mães, tanto do ponto de vista quanto do contrário, é outro elemento essencial dos cuidados primários de saúde. Ao cuidar daqueles que estão em maior risco de problemas de saúde, a OMS ajuda as futuras gerações a terem uma chance de prosperar e contribuir globalmente. Às vezes, cuidar desses indivíduos envolve aconselhamento adequado sobre planejamento familiar e sexo seguro.
Imunização
Ao administrar imunizações globais, a OMS trabalha para eliminar as principais doenças infecciosas, melhorando consideravelmente a saúde geral globalmente. Controle de Doenças
Prevenção e controle de doenças locais é fundamental para promover a atenção primária de saúde em uma população. Muitas doenças variam de acordo com a localização. Levar essas doenças em conta e iniciar medidas para preveni-las são fatores-chave nos esforços para reduzir as taxas de infecção.
Tratamento Acessível
Outro componente importante dos cuidados primários de saúde é o acesso a cuidados médicos apropriados para o tratamento de doenças. e ferimentos. Ao tratar doenças e ferimentos imediatamente, os cuidadores podem ajudar a evitar complicações e as despesas com tratamento médico posterior e mais extenso.
Provisão de Medicamentos
Fornecendo medicamentos essenciais àqueles que precisam deles, como antibióticos para aqueles com infecções, os cuidadores podem ajudar a prevenir a escalada da doença. Isso torna a comunidade mais segura, pois há menos chance de que doenças sejam transmitidas.