Vantagem - Tempo de Tratamento
Com os cuidados de saúde privados, muitas vezes tem a opção de escolher quando vai ser tratado. Os países com cuidados de saúde controlados pelo governo têm frequentemente o problema de longas listas de espera para os médicos - dependendo do tratamento que é necessário. Uma consulta com um médico particular geralmente pode ser mais iminente e agendada de acordo com o seu horário.
Vantagem - Especialistas e Hospitais
Com a saúde privada, há uma maior escolha e variedade de especialistas e hospitais. Talvez você queira consultar um especialista que tenha boa reputação, mas, com a saúde pública, a decisão não está em suas mãos, pois muitas vezes existem regras e regulamentos que governam quem você pode ou não pode ver. Cuidados de saúde privados elimina este problema, em grande medida.
Privacidade
Os doentes de cuidados de saúde privados normalmente recebem o seu próprio quarto quando são tratados, permitindo-lhes manter a sua privacidade. Isto é vantajoso em muitos países que têm cuidados de saúde controlados pelo governo, dado que muitas vezes pouca privacidade pode ser dada. Dependendo da circunstância, as pessoas podem ser colocadas em quartos de hospitais que têm outros pacientes sem poder solicitar quartos particulares.
Desvantagem - Discriminação
Nos EUA, alguns estados, hospitais públicos e privados estão ficando quase a mesma quantidade de negócios Medicaid. Apesar disso, os hospitais privados de lucro mostraram discriminação em relação aos pacientes que são segurados publicamente com o Medicaid. Foram apresentados relatórios que mostram que os hospitais às vezes têm uma preferência por famílias jovens e em crescimento, bem como para pacientes mais saudáveis que têm Medicaid, Blue Cross /Blue Shield ou uma apólice de seguro médico comercial.
Desvantagem - Pessoas sem seguro
Uma desvantagem grave com a saúde privada é que ela deixa muitas pessoas sem seguro. Isso significa que as pessoas sem seguro podem ter que pagar despesas médicas - que podem atingir números extraordinários - sem qualquer ajuda externa; muitas vezes provando ser um fardo financeiro que é difícil de superar.