casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência

O que é doença de pele de jacaré?

A doença de pele de jacaré, tecnicamente conhecida como ictiose, é uma condição da pele que causa descamação e descamação. Existem vários tipos de doenças de pele de jacaré, variando de leve a grave. Formas herdadas de ictiose são os tipos mais graves de doença de pele de jacaré e podem deixar uma pessoa extremamente desfigurada. Embora existam tratamentos para a condição, não há cura.

Xeroderma

Xeroderma é uma forma muito leve de ictiose que pode se desenvolver a qualquer momento. Não é hereditária ou associada a nenhuma anormalidade física, segundo a Merck Online Medical Library. Coceira leve na parte inferior das pernas é a forma mais comum de xerodermia e pode ser acompanhada por uma forma de dermatite de contato. É mais provável que o xeroderma se desenvolva em pessoas de meia-idade ou em pessoas idosas, particularmente em climas frios.

Ictiose Vulgaris

A ictiose vulgar é a forma mais comum de ictiose hereditária. Doença em escala de peixe e ictiose comum são dois nomes alternativos para a doença. A ictiose vulgar é uma doença genética que causa pele seca e com coceira que se assemelha a escamas. A doença pode se desenvolver precocemente na infância, às vezes antes dos 4 anos de idade, de acordo com a Enciclopédia Médica MedlinePlus. A descamação e secura da pele geralmente é mais severa nas pernas, embora a condição possa se desenvolver por todo o corpo. Ictiose vulgar se desenvolve em até uma entre 300 pessoas, relata a Biblioteca Médica da Merck Online. A ictiose ligada ao cromossomo X é outra forma hereditária de ictiose. Outros nomes para essa condição são deficiência de sulfatase esteróide e ictiose recessiva ligada ao cromossomo X. A ictiose ligada ao cromossomo X é caracterizada por pequenas escamas escuras no tronco e nos membros. Afecta apenas os machos, embora as fêmeas possam transportar o gene que causa a ictiose ligada ao x. Embora a face e as palmas das mãos estejam geralmente livres de escamas, a ictiose ligada ao cromossomo X está associada a várias outras condições. A Fundação para a Ictiose &Tipos de pele relacionados (FIRST) relatam que metade de todos os pacientes têm manchas brancas nas córneas dos olhos, 20% dos pacientes podem ter testículos que não desceram e, em casos raros, o retardo mental pode estar presente. O trabalho de parto prolongado é prevalente entre as mães que dão à luz filhos com ictiose ligada ao cromossomo X. A ictiose lamelar é uma forma rara de ictiose que se desenvolve em recém-nascidos. É uma condição hereditária que causa o desenvolvimento de escamas grandes e escuras na maior parte do corpo. Camadas desta pele escamosa irão flertar e cair continuamente. Outros sintomas desta condição incluem pálpebras vermelhas, que são irritadas pelo ressecamento excessivo. Os bebês com ictiose lamelar são às vezes conhecidos como "bebês coloidais". Uma condição ao longo da vida, aqueles com ictiose lamelar são suscetíveis a infecções da pele e podem ser intolerantes ao calor.

Hiperceratose Epidermolítica

European statistics Hiperqueratose epidermolítica é outra forma rara de ictiose hereditária. De acordo com a FIRST, essa condição é aparente pela primeira vez no nascimento e é caracterizada por fileiras de escamas escuras. Essas escamas são geralmente encontradas próximas a grandes articulações e são suscetíveis a bolhas e infecção. Outra característica da hiperceratose epidermolítica é o cabelo esparso e as unhas grossas.

Ictiose adquirida

É possível que as pessoas adquiram ictiose de certas doenças ou drogas. De acordo com a Biblioteca Médica Merck Online, a ictiose às vezes é um sintoma precoce de doenças sistêmicas como hanseníase, hipotireoidismo, linfoma e AIDS. Drogas, incluindo ácido nicotínico e butirofenonas, também podem causar a doença. Os sintomas da ictiose adquirida variam de pequenas escalas ao redor do tronco e das pernas a escamas espessas em todo o corpo.

Todos os casos de ictiose devem ser tratados com hidratantes. Casos leves podem ser aliviados com um simples creme hidratante vendido sem receita. No entanto, casos mais graves podem exigir pomadas especiais de um dermatologista. Aqueles com grave escalada de ictiose devem estar sob os cuidados de um médico que pode monitorar a condição e prescrever medicamentos em conformidade. Alguns pacientes com ictiose apresentam melhora quando os chuveiros e banhos são limitados. É importante hidratar diretamente após tomar banho ou tomar banho. Sabonetes que ressecam a pele também devem ser evitados. Embora não haja cura para a ictiose, o cuidado especial com a pele pode ajudar a aliviar a descamação e secura.

, , ] ]