casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência

Quais são os perigos do infravermelho?

Embora a luz infravermelha (IR) às vezes seja chamada de "radiação" de infravermelho, ela não é particularmente prejudicial na maioria dos casos. Isso ocorre porque, ao contrário das formas mais poderosas de radiação, a luz IV só tem energia suficiente para iniciar o movimento das moléculas, não para quebrá-las ou causar danos. Quando alguém absorve a luz infravermelha, a única consequência é que a pessoa se sente mais aquecida. No entanto, é verdade que, em alguns casos bastante raros, o IR pode de fato ser perigoso.

Radiação Eletromagnética

A radiação eletromagnética é uma forma de energia que pode ser vista como uma onda que se move pelo espaço. As ondas eletromagnéticas têm freqüências diferentes, variando de freqüências muito baixas, como as que compõem as ondas de rádio, a freqüências muito altas, como nas radiografias. Em algum lugar no meio estão os comprimentos de onda que nossos olhos podem detectar e que compõem o espectro visível que abrange as cores de vermelho a violeta. A radiação de frequência mais alta tem mais energia e pode, assim, interagir mais fortemente com a matéria que encontra. É por isso que podemos estar constantemente expostos a ondas de rádio sem efeitos nocivos, mas mesmo a exposição relativamente breve a raios X pode ser perigosa.

Radiação Infravermelha |

Radiação infravermelha é uma forma de radiação eletromagnética que é encontrada apenas fora da parte visível do espectro, antes da cor vermelha. A radiação infravermelha é invisível, mas a energia dessa região corresponde ao nível aproximado de energia necessário para iniciar o movimento das moléculas de várias maneiras. Por exemplo, comprimentos de onda no meio da região do infravermelho são capazes de iniciar várias porções de moléculas que vibram. A luz IV, que tem ainda menos energia que a luz visível, não tem energia suficiente para danificar as moléculas da mesma forma que as ondas de energia mais altas, como os raios X.

Riscos de segurança do infravermelho

Desde só funciona para obter moléculas em movimento, qualquer dose moderada de radiação IR simplesmente aquecerá qualquer tecido vivo que tocar. O único perigo na maioria dos casos é que a exposição prolongada a um nível muito alto de RI pode resultar em queimadura, assim como a exposição a um fogão quente ou a qualquer outra fonte de calor. A única exceção é que os trabalhadores expostos a altos níveis de IR ao longo de muitos anos, como aqueles que trabalham com vidro fundido ou aço, apresentaram aumento na incidência de cataratas nos olhos como resultado. Perigos

Uma forma incomum de radiação IR que pode ser imediatamente perigosa é um tipo particular de ponteiro laser. A maioria dos ponteiros laser manuais vendidos aos consumidores são intrinsecamente seguros, pois, se alguém acidentalmente olhar para o laser, eles fecharão os olhos instintivamente em resposta à luz brilhante antes que ocorram danos aos olhos. No entanto, testes mostraram que alguns ponteiros laser de baixo custo que emitem luz verde também emitem luz laser infravermelha a um nível poderoso o suficiente para causar danos aos olhos. Como a luz IR não é visível, ela não causa um reflexo de piscada e, portanto, esses lasers podem ser potencialmente prejudiciais.