casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência

O que é cicatrização apical?

Se você passou recentemente por uma cirurgia ou foi ferido, poderá ver uma marca em sua pele após a cicatrização da ferida. Essa marca é chamada de cicatriz apical e é comum após uma ferida ter se reparado. Cicatrizes apicais podem ser encontradas após a remoção de um dente, um corte na pele ou até mesmo em órgãos danificados como o coração e os pulmões. Enquanto cicatrizes apicais é bastante comum, é importante conhecer os riscos envolvidos com determinados tipos.

Cicatrizes apicais são uma maneira que o corpo humano tenta curar. A função da cicatrização apical é substituir o tecido danificado no corpo. Cicatrização apical pode substituir áreas doentes dos órgãos internos e pele danificada. As cicatrizes permitem que o corpo se cure para continuar a função básica do órgão sem interrupções.

Identificação

Dependendo do tamanho da ferida, a cicatrização apical pode ser fácil ou difícil de identificar. Eles são geralmente identificados por tecido denso e endurecido. É principalmente tecido fibroso conectivo que se forma no lugar da área danificada. Se você recentemente teve uma lesão, é possível identificar cicatrizes apicais pelo tecido mais leve e espesso que a substitui. Uma vez que não tem tanto fluxo sanguíneo, cicatrizes apicais podem impedir o movimento muscular e causar má circulação.

Cicatrizes apicais podem ser encontradas em qualquer parte do corpo onde o tecido está danificado. Cicatrizes apicais constritivas são aquelas que causam o estreitamento de um órgão interno ou a área do fluxo sangüíneo. Cicatrizes apicais hipertróficas são infectadas.

Riscos

Embora as cicatrizes apicais sejam um agente de cura comum do corpo, elas podem ocasionalmente acarretar riscos. Grandes cicatrizes no tecido muscular podem impedir o movimento e a elasticidade adequada. Por exemplo, se você tiver tecido de cicatriz de uma cirurgia no ombro, você pode ter problemas com a rotação. Cicatrizes apicais em órgãos como o coração ou os pulmões podem causar uma constrição, fazendo com que você perca alguma função vital desse órgão. Algumas cicatrizes podem se tornar malignas, causar dor e requerer a remoção por meio de cirurgia.

A cicatrização apical interna é removida através de procedimentos cirúrgicos. Cirurgiões têm procedimentos específicos para remoção de cicatrizes no coração, pulmões e outros órgãos internos. Cicatrizes apicais grandes na pele podem ser removidas e encobertas através de cirurgia plástica. Cicatrizes menores na pele às vezes podem ser cobertas ou removidas através de métodos não invasivos como remoção a laser, peelings químicos e microdermoabrasão.