O vitiligo é um distúrbio da pele que afeta 1% da população. Os melanócitos que são as células de pigmentação ficam debilitados ou são destruídos. A destruição dessas células resulta em uma perda de pigmentação da pele. A causa do vitiligo permanece desconhecida. Embora não haja cura, novas opções de tratamento continuam a ser pesquisadas e desenvolvidas. As infecções fúngicas também podem afetar a cor das áreas infectadas da pele, o que pode causar confusão sobre se a descoloração da pele é causada por vitiligo ou fungo. Siga os passos abaixo para distinguir entre vitiligo e infecções fúngicas da pele.
Observe a descoloração das áreas afetadas da pele. Eles são mais claros ou mais escuros do que a pele normal? As áreas afetadas pelo vitiligo são mais claras que a pele normal e podem ter uma perda completa da pigmentação, fazendo com que pareçam brancas. Áreas de pele afetadas por infecções fúngicas podem parecer mais claras ou mais escuras do que a pele circundante normal.
Examine a textura da pele afetada. Vitiligo afeta apenas a cor da pele. A textura da pele continua a mesma. Não é afetado. A pele afetada por uma infecção fúngica pode ficar vermelha e inflamada nas bordas. A pele infectada também pode se tornar espessa e escamosa.
Observe se ocorre coceira na pele afetada. Embora a coceira às vezes possa ocorrer com o vitiligo, a coceira é normalmente acompanhada por outros sintomas, como vermelhidão e descamação em uma infecção fúngica.
Observe se mais de uma pessoa familiarizada desenvolveu uma mudança na pigmentação da pele e /ou outros sintomas. Vitiligo não é contagioso, portanto, não pode ser transmitido através do compartilhamento de itens pessoais. Infecções fúngicas da pele podem ocorrer a partir do contato com itens infectados ou áreas como chuveiros e vestiários. Pé de atleta é apenas um dos vários tipos de infecções fúngicas da pele que podem ser transmitidas de tal maneira.
Procure por sinais de escamação, pele seca, flacidez, irritação e inflamação, bem como coceira, vermelhidão e descoloração ao tentar identificar uma infecção fúngica na pele. Uma combinação destes sintomas estará normalmente presente numa infecção fúngica da pele, enquanto o vitiligo se caracteriza pela despigmentação e possível comichão.