O nome científico para a doença da pele da lota é pinta que é derivado do espanhol que significa o pintado ou manchado. Não é surpresa, portanto, que o navio Columbus, The Pinta, que saiu do porto da Espanha em agosto de 1492 com destino às Américas, indique o alcance populacional que essa doença afeta: Caribe, América Central e do Sul.>
Manchas azuis, pretas ou claras em pessoas de cor escura de ascendência africana e manchas cor-de-rosa, vermelhas ou castanho-escuras em indivíduos de pele clara são sintomáticas de lota ou pinta. As descolorações são não-malignas, no entanto, elas tendem a se alargar com o passar do tempo e com o avanço dos estágios. Pode-se ter pinta primária, secundária ou terciária com níveis de gravidade correspondentes. No estágio inicial, uma lesão minúscula pode ser detectada nas pernas após a incubação e rápida proliferação, as regiões das pernas podem ficar cobertas. A doença ataca crianças pequenas e aquelas que estão no auge da vulnerabilidade são crianças pequenas até adultos de 30 anos. Em casos graves, a desfiguração ocorre.
Prevenção contra Lota
A doença da lota é muito contagiosa, portanto, o contato com a pele deve ser evitado. Outro portador principal da lota é o inseto. Os insetos transferem a doença e abrem a pele para receber a bactéria. Com a infestação de mosquitos e outros insetos em climas quentes, a lota pode ser amplamente transmitida. Nesse caso, inseticidas, repelentes de mosquitos ou vacinações são medidas preventivas viáveis contra a lota. Às vezes, ocasiões de higiene imprópria e se espalha lota, portanto, uma boa limpeza deve minimizar, se não resolver o problema. O tratamento prescrito para a lota é penicilina benzatina, antibióticos eritromicina e antibióticos tetraciclina. Doses desses medicamentos podem virar condições em questão de 24 horas. Certos sabonetes contendo esses ingredientes também são corretivas para se livrar das manchas. Outras doenças relacionadas com a pele Outras doenças que produzem os mesmos sintomas da lota são sífilis e tinea versicolor. Descoloração da pele, coceira e lesões são condições dérmicas comuns que vêm junto com essas doenças mencionadas anteriormente. A razão para as semelhanças marcantes reside na causa raiz, a bactéria treponema pallidum, que provoca a doença venérea, a sífilis. Yaws e bejel são outras doenças da pele pelas quais esta bactéria é responsável. Tinha versicolor provoca descoloridos manchas infectadas de levedura no rosto, costas, peito, braços e pescoço. A prevalência também é em climas tropicais e tórridos.
A hora e o lugar da lota
A Lota é mais focada nas regiões rurais e pobres dos países da América do Sul e da América Central. Atualmente não há ameaça de infecções por pinta nos Estados Unidos. Desde a década de 1950 até a década de 1980, as infecções por lótus eram mais exuberantes, no entanto, as incidências diminuíram drasticamente devido à educação e vacinação.