A sarna é uma infestação de um ácaro microscópico com oito patas chamado Sarcoptes scabiei que túneis e põe seus ovos na pele. À medida que os óvulos amadurecem e novos ácaros emergem, eles se espalham para outras áreas da pele. O ácaro pode infectar outras pessoas através de contato próximo, como contato sexual ou compartilhamento de roupas ou roupas de cama em famílias, escolas, casas de repouso ou outros ambientes de grupo. O diagnóstico precoce da sarna pode garantir um tratamento mais rápido e evitar mais transmissão da doença.
Verifique se há faixas na pele. Essas tocas estreitas consistem em uma série de protuberâncias muito pequenas que também podem aparecer como uma erupção cutânea, geralmente em áreas onde a pele se dobra, como axilas, cintura, cotovelo ou joelhos, entre os dedos, perto dos órgãos genitais masculinos, sob a pele. seios e nos pés ou nádegas.
Observe se as áreas coçam. Uma reação alérgica ocorre com prurido intenso devido aos ácaros, ovos e seus resíduos. A irritação e a coceira costumam ser mais fortes quando você tenta dormir à noite.
Consulte seu médico. Outros problemas de pele também podem coçar, mas a coceira combinada com a erupção semelhante a um túnel é uma pista importante para a sarna. Seu médico pode confirmar com certeza. Se a verificação visual não for possível, ele pode tirar uma amostra de sua pele para exame microscópico que pode revelar os ácaros, seus ovos ou a matéria fecal da sarna.
Dica
evite a sarna, não compartilhe roupas ou roupas de cama com qualquer pessoa que tenha essa condição. Evite contato próximo até que a pessoa tenha sido tratada e a infestação tenha desaparecido.
Advertências
Se você tiver sarna, evite arranhar as erupções ou tocas o máximo possível. Quebrar a pele pode torná-lo suscetível a uma infecção bacteriana na pele. A sarna grave, não tratada, pode se espalhar amplamente pelo corpo, formar uma crosta escamosa e ser extremamente contagiosa e difícil de erradicar.