Apesar de ser um material forte e flexível, o plástico dental pode, às vezes, ser quebrado. Itens como retentores removíveis, protetores bucais, próteses dentárias e outros aparelhos ortodônticos e odontológicos são mais suscetíveis a quebras - especialmente aparelhos usados por crianças que nem sempre conseguem rastreá-los quando não estão em uso. Enquanto alguns tipos de quebras estão além de qualquer tipo de reparo prático, existem algumas maneiras de colar plástico dentário quebrado e corrigir quebras simples.
Avalie o plástico dental quebrado para determinar se algum pedaço foi quebrado durante a ruptura. Verifique se há bordas irregulares que possam cortar a boca.
Use uma lixa de unha para deixar as bordas com cuidado. Arquivar cada seção da quebra na mesma direção para que as peças se encaixem perfeitamente.
Use uma escova de dentes para lavar suavemente a superfície do plástico dentário quebrado. Remova qualquer fragmento de plástico residual que possa ter sido lascado.
Selecione uma cola acrílica ou dental acrílica de alta aderência que não seja tóxica. Leia as instruções cuidadosamente para determinar a quantidade de cola a ser usada e quanto tempo levará para secar.
Seque o plástico dental quebrado com um secador de cabelo em fogo baixo, tomando cuidado para não derreta o plástico.
Cubra a superfície de trabalho e coloque luvas de plástico. Pratique colocando os pedaços de plástico dental quebrado para serem colados juntos para garantir um ajuste apertado. Se o ajuste for bom, aplique uma linha fina de cola em um lado do plástico dental quebrado e empurre suavemente os dois pedaços juntos. Limpe qualquer cola residual que venha através da rachadura.
Segure os pedaços de plástico dental colados juntos pelo tempo indicado na etiqueta do fabricante da cola. Quando as peças estiverem bem firmes, coloque o plástico dental colado em uma superfície limpa e seca e deixe a cola curar pelo tempo especificado na etiqueta.
Raspe o excesso de cola seca da cola. o aparelho e arquivar quaisquer cristas ou pontos levantados. Lave bem com uma escova de dentes e deixe secar ao ar.
Coloque a peça na boca para testar o encaixe. Se parecer estranho, remova-o, seque-o e re-arquive quaisquer bordas desconfortáveis.
Advertências>
A maioria dos aparelhos dentários são feitos sob medida para caber na boca de um indivíduo, portanto, qualquer intervalo no aparelho deve ser verificado por um dentista ou ortodontista para garantir o plástico dental é adequado e funcionando como deveria.
Coisas necessárias
Acrílico cola plástica não-tóxico
Escova de dentes
Lixa de unhas
Secador de cabelos
Luvas de plástico
Recobrimento de superfícies